sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como lidar com criticas

Pierre Schürmann*


 
Procure entender quem lhe critica e até evoluir com a situação

Não importa se você é Gandhi, Lula ou um estagiário. Inevitavelmente, você receberá críticas sobre o que você faz e até sobre quem você é. E se já é difícil enfrentar os desafios da vida por si só, que dirá quando se é criticado. Por isso, quero compartilhar com você algumas idéias práticas de como lidar com as críticas em sua vida:

1 ) Não fique na defensiva. Essa provavelmente é a dica mais difícil de seguir. Como animais em evolução, nosso instinto é de fuga ou ataque. E como hoje em dia não andamos mais por aí carregando tacos, as palavras são nossa nova arma. Por isso, ser "atacado" por uma crítica e não entrar na defensiva não é fácil, mas lhe colocará um degrau acima na escala evolutiva.

2) Considere a fonte. Lembre-se que fala quem quer. Nem sempre as pessoas que nos criticam têm noção completa do que estão falando ou das razões que nos levaram a receber a crítica. Muita gente é crítica profissional e fazem os outros se sentirem mal pelo bel prazer. Separe o joio do trigo ou será um saco de pancadas.

3) Busque entender o ponto de vista da outra pessoa. Se a pessoa lhe parece estar agindo com boas intenções, tente se colocar no lugar dela para entender o motivo da crítica. É possível que ela ou você não tenha notado a situação por completo e que uma das duas precise entender melhor para que possa aceitá-la. Ou não.

4) Agradeça e seja grato. Sei que é difícil ser grato a uma crítica. Algumas pessoas têm o dom de conseguir nos incomodar de tal forma que nossa única reação é de raiva ou tristeza. Mas entenda que, caso a pessoa esteja agindo com boas intenções e a crítica faça sentido, você está recebendo uma lição gratuita. Além do que, ao agradecer, você estará eliminando toda raiva e tristeza de seu coração. Ao agradecer, a pessoa que lhe criticou certamente irá se sentir melhor. E, quem sabe, lidará melhor com a situação da próxima vez.

5) Pergunte o que pode fazer para melhorar . Qualquer um pode olhar a Mona Lisa e dizer que poderia ser melhor. Mas melhor como? Quando? Por quem? Peça idéias de como melhorar, pois críticos são como técnicos de futebol: no fundo todo mundo sabe um pouco. Peça ajuda e quem sabe aprenderá uma grande lição.

6) Faz sentido? Então mude! De cada 100 críticas que já recebi, mais da metade não fizeram sentido. Ou por falta de conhecimento, ponto de vista ou divergências de interesse das pessoas criticando. Destas, algumas fizeram sentido, mas não me traziam soluções. Porém, as pouquíssimas críticas sinceras, construtivas e com boas idéias valeram mais juntas do que todas as demais. Muito do que mudei e evoluí em minha vida devo a elas. Por isso, não tenha medo de aceitar uma crítica boa e mudar como consequência. Faz parte de sua evolução.

7) Se nada disso funcionar, pois nem sempre temos a oportunidade de conversar ou responder às pessoas que nos criticam, uso uma técnica simples. Escrevo uma carta rebatendo a crítica e respondendo às perguntas acima e, tão pronto a termino, agradeço a pessoa na carta e guardo numa gaveta. Ou, se preferir, jogue fora. Já tive a oportunidade de reler algumas dessas cartas e descobri que é nos momentos de pressão que crescemos. Mas crescemos mais se temos a humildade de aprender com os outros.
Espero que essas dicas possam lhe ajudar a fazer o dia mais zen entre tantos leões na floresta.
__________________________________
*Filho mais velho da primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo de veleiro, é amante da vida simples
Fonte: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/54691

Nenhum comentário:

Postar um comentário