segunda-feira, 22 de junho de 2009

Novas respostas para velhas perguntas

Alfredo Ruy Barbosa*

O mundo moderno ainda espera respostas para muitas dúvidas que jamais foram esclarecidas. Registro aqui apenas as minhas sugestões para algumas dessas indagações. Por exemplo, por que uma passagem da oração ao Pai Nosso foi alterada de "perdoai as nossas dívidas..." para "perdoai as nossas ofensas..."? Resposta: foi uma exigência dos banqueiros e dos empresários. O que são, atualmente, as "boas ações"? Não são gestos nobres do ser humano, mas os papéis mais valorizados na Bolsa, onde hoje ocorrem as reais "crises de valores".

Inspirado num texto do grande escritor uruguaio Eduardo Galeano, registro outras respostas para algumas indagações. O que significa Comunidade Internacional? É o código secreto das grandes potências nas suas invasões militares, ou seja, na sua "luta pela democracia". Os civis de outros países que foram "democratizados" são aqueles que morreram nessas guerras. Por que o pretexto usado pelos britânicos para invadir o Sudão, no século passado, deveria ter sido alterado? Porque diziam, naquela época: "Estamos civilizando a África através do comércio", quando, na realidade, deveriam dizer "estamos comercializando a África através da civilização".

O que são as pessoas de carne osso? Para os economistas, números. Para os banqueiros, devedores. Para os tecnocratas, incômodos. Para os políticos, votos. O que é, atualmente, a democracia no Brasil? Apenas a obrigação de votar a cada quatro anos. O governo pede permissão, faz os seus deveres e presta contas? Sim, mas não diante dos cidadãos que votam, mas dos banqueiros e empresários que vetam. Uma pergunta para os governos das grandes potências: por que vocês proíbem que as pessoas fumem? Resposta: porque só as fábricas e os automóveis podem fumar livremente. O que é a Copa Mundial nos Estados Unidos? É o campeonato nacional de beisebol. E nesse mesmo país, que jamais foi invadido por algum inimigo, por que o Ministério da Guerra se chama Secretaria de Defesa? Porque eles não fazem guerras, mas, sim, missões para instaurar a sua "democracia".

Nas invasões americanas do Iraque, do Afeganistão e de muitos outros países, no passado, o que são, para os comandantes militares, os "danos colaterais"? São os milhões de civis mortos nessas "missões de defesa". E como são chamados aqueles que bombardeiam e aqueles que são bombardeados? Os primeiros, de "aliados" ou de "coalizão"; e os segundos, de "terroristas ou fanáticos". Quando a "coalizão" diz para os outros "a comunidade internacional exige", o que significa essa frase? Resposta: "A ditadura comercial e financeira impõe".

Qual é política do atual governo brasileiro? Resposta: para assegurar o poder e uma boa reputação, o governo alega, publicamente, que dá algo para a maioria, mas desvia verbas públicas, em segredo. O nosso Millôr indaga e ele mesmo responde: "Temos um Congresso eficiente? Sim! Ele mesmo rouba, ele mesmo investiga e ele mesmo absolve". Atualmente, o que é abuso de poder? Uma área de ação onde não faltam "autoridades" nesse assunto.

Caro leitor, se algum político lhe perguntar: "Você acredita em mim?", responda: "Acredito em você, Pinóquio!". Possivelmente, ele vai lhe devolver: "Olha, tenho aqui ao meu lado um colega que não me deixa mentir". Então, responda: "Entendi! Pelo menos, ele não vai lhe deixar mentir sozinho"

E se alguém lhe perguntar quais são os poderes que governam o Brasil, responda: "São quatro: o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Aquisitivo".
* Advogado, professor e escritor.

Jornal do Brasil - Segunda-feira, 22 de Junho de 2009 - 00:00
http://jbonline.terra.com.br/leiajb/noticias/2009/06/22/sociedadeaberta/novas_respostas_para_velhas_perguntas.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário