segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Férias na Antártica"

Livro, escrito por filhas de Amyr Klink, será lançado na Flip,   
conta aventuras das cinco viagens das gêmeas
Laura e Tamara, 13, e da caçula Marininha, 10, ao continente gelado

Entre pinguins: "Os humanos não cuidam da natureza como deveriam"



Meninas de 13 anos costumam passar férias na casa da avó, no sítio da tia, na praia ou, no máximo, na Disney. Mas as gêmeas Laura e Tamara Klink, de 13 anos, junto com a caçula Marininha, de 10, estão habituadas a traçar um roteiro incomum quando fecham as notas do segundo bimestre. Junto com os pais, Marina Bandeira e o navegador e escritor Amyr Klink, elas já foram cinco vezes à Antártica. É por isso que, apesar da pouca idade, têm boas histórias para contar e reuniram as mais curiosas e engraçadas no livro “Férias na Antártica”, escrito com a ajuda de Selma Maria e João Vilhena e publicado pela Editora Grão.
O lançamento será feito no dia 7 de agosto, na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e, em São Paulo, no dia 14 de agosto, na Bienal. Em ambos os eventos, haverá sessão de autógrafos. De volta de mais uma viagem e se preparando para a FLIP, as meninas responderam, juntas, a uma entrevista por email do iG Jovem, na qual falaram sobre o que aprenderam viajando, a escola e outras coisas que gostam de fazer.

iG Jovem: Qual é a melhor parte de viajar para a Antártica?
A melhor parte é sabermos que já cruzamos a Passagem de Drake, que é parte mais difícil... E a partir disso podemos conhecer lugares onde poucas pessoas estiveram.

iG Jovem: Dá vontade de voltar sempre?
Sim, mas sabemos que não é possível. É uma viagem longa, para um lugar distante e que exige muitos cuidados. Para ir para lá temos que estar bem preparados.

iG Jovem: O que vocês fazem por lá?
Observamos a natureza e nos divertimos de várias formas, no gelo, além das tarefas do dia-a-dia a bordo.

iG Jovem: Como é chegar ao colégio depois de passar férias em um lugar tão incomum?
É normal. Cada criança passa férias com os pais. Alguns na Disney, outros na fazenda ou na praia... E nós temos sorte dos nossos pais nos levarem para um lugar bem gelado.

iG Jovem: A leitura da redação sobre as férias de vocês deve ser a mais aguardada da aula!
Será? Não sei se nossos colegas aguardam para ouvirem sobre nossas férias. Mas talvez a gente conte histórias engraçadas. Percebemos que muitos nos perguntam o que fazemos lá. Quando respondemos, eles fazem comentários divertidos... O que mais surpreende é quando dizemos que lá não existem lojas, restaurantes e nem padarias... E que temos que levar tudo o que iremos precisar dentro do nosso próprio barco.

iG Jovem: Vocês sentem que são as garotas diferentes da classe, por já terem viajado tanto e visto tanta coisa?
Acho que somos crianças normais, iguais a todas as outras; mas temos mais consciência sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente. Conhecemos as dificuldades dos animais em sobreviver com os humanos no mesmo planeta... Apesar de que os humanos nem sempre cuidam da natureza como deveriam.


Meninas normais: "A gente briga, mas no final sempre se entende"

iG Jovem: Fora as viagens diferentes, vocês têm os mesmos gostos, interesses e preocupações das outras meninas da mesma idade? E quais são esses gostos e interesses?
Gostamos de ir ao cinema, de ir à praia, de viajar. Temos que estudar as mesmas matérias, ler os mesmos livros. Sabemos que temos que aprender inglês, não para passar de ano, mas para sabermos nos comunicar cada vez melhor, com as pessoas que encontramos nas viagens...

iG Jovem: Fora viajar, o que mais vocês gostam de fazer?
Ler, passear com nosso cachorro e andar de patins.

iG Jovem: O que vocês aprenderam sobre preservação ambiental e sustentabilidade?
Aprendemos que as atitudes que tomamos aqui geram consequências em lugares que nem imaginamos. Jogar uma tampinha plástica no mar pode matar um albatroz. Um saco plástico na calçada pode matar muitas tartarugas... Que óleo no mar pode matar muitas aves e mamíferos aquáticos. Por isso temos que ter cuidado com o que jogamos fora e onde estamos colocando.

iG Jovem: Como vocês fizeram o livro?
Reunindo conhecimento, experiências e imagens. As informações dos nossos diários e cadernos de desenhos foram essenciais.

iG Jovem: Que parte dele vocês mais gostam?
A parte que mais gostamos é dos comentários das nossas experiências pessoais. São relatos muito divertidos.

iG Jovem: Vocês brigam às vezes?
Sim. É normal, como todas as irmãs fazem. Mas no final a gente sempre se entende.

iG Jovem: Como é a personalidade de cada uma?
A Tamara é a mais ousada. A Laura é cuidadosa e a Marininha, a caçula, gosta de fazer um charminho para conseguir o que quer.

iG Jovem: Quais planos vocês têm para o futuro?
Lançar o nosso livro e, se possível, conseguir editá-lo em inglês.

SERVIÇO
Livro: "Férias na Antártica"
Autoras: Laura, Tamara e Marininha Klink
Editora: Grão
Preço sugerido: R$ 42
________________________
Por Nathália Ilovatte, iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário