sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A falsa e insuportável leveza da política

Ponto e Vírgula:
Assim como o Estado regulatório deve
proteger o cidadão do poder econômico privado,
a democracia deveria proteger o indivíduo do governante.
Parece que não é o caso do Brasil.
Pepe Casals
Por Eliana Cardoso*
"Vai mal a terra, presa de céleres tormentos/
Onde a riqueza aumenta e o homem decai"
("Ill fares the land, to hastening ills prey/
Where wealth accumulates, and man decay")
são versos de "The Deserted Village", de Oliver Goldsmith. O poema de 1770 é também ensaio político, poderoso nos detalhes que descreve.

Tony Judt escolheu o verso como título do livro que publicou poucos meses antes de sua morte, em 6 de agosto. "Ill fares the land" (Kindle edition, 2010) começa com a afirmativa de que "alguma coisa está profundamente errada na maneira como vivemos hoje. Durante os últimos 30 anos, transformamos a busca do interesse material de cada um em virtude". A visão economicista virou dogma e dominou os formadores de opinião a tal ponto que o enriquecimento tornou-se o único objetivo unânime da sociedade.
Mas muito do que hoje se considera normal (como a obsessão com o enriquecimento, a paixão irremediável pelo setor privado e a aceitação de disparidades gigantescas) é recente. Com certeza, nas últimas três décadas, a marca da retórica de investidores e homens públicos foi o deslumbramento com os mercados, o desprezo pelo setor governamental e a ilusão do crescimento sem fronteiras. Mas por trás dessa retórica está a herança da velha geração de pensadores austríacos. Os bisavôs dos Chicago boys aprenderam a raciocinar sob o trauma da experiência nazista e se revoltaram contra o autoritarismo econômico.
A versão simplificada de Friedrich Hayek voltou às luzes da ribalta pelas mãos de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, e o mundo caiu de joelhos frente aos dois. Na verdade, o mundo, no começo dos anos 1980, andava mal das pernas. Em parte, os americanos votaram em Reagan porque estavam insatisfeitos com o crescimento dos impostos. E os ingleses, em Thatcher, porque desconfiavam do poder crescente dos sindicatos. Reagan e Thatcher não foram impingidos aos eleitores pela Universidade de Chicago. Foram eleitos para virar a situação, e assim fizeram.
O Ocidente viveu, então, décadas de prosperidade e estabilidade, protegido pela ilusão do crescimento ilimitado. A economia parecia ir de vento em popa, até que gafanhotos avaros atacaram o mercado financeiro, enquanto os pigmeus dominavam a cena política. O resultado foi a crise de 2008, a morta-viva que assombra com todo tipo de incerteza a sociedade, antes satisfeita pelos anos de bonança.
E, assim, o mundo embarcou na era da insegurança. Insegurança econômica. Insegurança física. Insegurança política. Acontece que insegurança gera medo. E o medo corrói as virtudes, como a confiança e a interdependência, que sustentam a sociedade. Se desconfiamos da honestidade dos banqueiros e da capacidade do governo de punir os ladrões, o motor do capitalismo engasga e falha.
Como agora, as décadas de 1930 e 1940 experimentaram incertezas e inseguranças que levaram o Estado a tomar medidas profiláticas no pós-guerra. E a economia do seguro-desemprego, da previdência social e da provisão de serviços de saúde surgiu na Europa e nos Estados Unidos como barreira para prevenir a volta do desastre das décadas anteriores. O Estado do bem-estar não se baseava em visão utópica do futuro nem promovia a revolução social. Os homens que o construíram não eram jovens socialistas. Eram velhos liberais que comungavam da perspectiva de Keynes, expressa antes de sua morte em 1946. Keynes dizia que, finda a guerra, a Europa tinha fome de segurança. A intervenção estatal veio satisfazer essa fome. A revolução da seguridade tomou o lugar da revolução social.
Os medos e inseguranças que os eleitores sentem hoje são diferentes dos que experimentaram nas décadas de 1980 e 1990. Estão mais próximos dos medos e incertezas que sentiram nas décadas de 1930 e 1940. Eles passaram a acreditar que o Estado se faz necessário para proteger os cidadãos, não apenas do terrorismo e dos bandidos, mas também da vulnerabilidade econômica. Portanto, parece evidente que o Estado no século XXI será mais intervencionista que o Estado mínimo da ideologia de Reagan e Thatcher. A crença de que o Estado está mais bem equipado do que o indivíduo para lidar com tarefas sociais está de volta.
Abandonar essa crença porque perdemos o sentimento de solidariedade e a fé na eficácia (embora imperfeita) da ação coletiva seria trair as gerações que vieram antes de nós e as que nos seguirão, prega Tony Judt. "Ill fares the land" é o grito de alguém imensamente culto e sábio que nos pede para redescobrir a linguagem que torna possível a colaboração entre os homens.
Embora discorde de várias críticas de Judt à privatização, ele está coberto de razão ao mostrar que o Estado deve fazer o que a sociedade e as economias deixadas à própria sorte não podem fazer. Pois só o Estado pode se interpor entre as forças não representativas do mercado global e o indivíduo desprotegido.
Assim como o Estado regulatório deve proteger o cidadão do poder econômico privado, a democracia política deveria proteger o indivíduo do governante. Parece que não é o caso do Brasil, onde o aparelhamento do Estado leva a fraudes em série e à quebra do sigilo fiscal. A situação pode piorar, pois a sociedade cujos políticos e a gestão pública foram desacreditados terá dificuldade em arregimentar apoio para as ações necessárias.
Enquanto isso, acompanho a disputa eleitoral. Resisto como posso ao rebaixamento de eleitor a consumidor: o que compra o candidato como quem escolhe um produto empacotado. Observo o presidente que vende sua candidata com a promessa de que o amanhã será como hoje ao cidadão cada vez mais conservador e individualista. Sem debate, a candidatura avança transvestida em fantasia de diáfana leveza.

O autor e seus livros

Tony Judt, professor de história da New York University, morreu aos 62 anos em 6 de agosto. Sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que destrói os neurônios motores e provoca paralisia gradual de todos os músculos. Movia-se em cadeira de rodas e precisava de respirador artificial, porque sua musculatura respiratória (como a do resto do corpo) deixara de funcionar. Estou "livre para contemplar, com mínimo desconforto, o progresso catastrófico da minha própria destruição", disse ele, e continuou ditando seu último livro, "Ill Fares the Land", publicado em abril de 2010.
Nascido na Grã-Bretanha numa família de imigrantes judeus, Judt instalou-se nos Estados Unidos depois de estudar em Cambridge e na École Normale Supérieure, especializando-se na história da Europa. Acadêmico e polemista, culto e independente, foi chamado de intelectual com I maiúsculo no obituário da revista "The Economist" do dia 12.
Os eventos que definiram sua visão do mundo foram a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Os anos que se seguiram são o tema de "Pós-Guerra: Uma História da Europa desde 1945" (Objetiva, 2008).
Também em português, "Reflexões sobre um Século Esquecido" (Objetiva, 2010), é coletânea de ensaios que revelam duas preocupações principais. A primeira - o papel das ideias e a responsabilidade dos intelectuais - aparece nos ensaios sobre Arthur Koestler, Primo Levi, Hannah Arendt, Albert Camus, Eric Hobsbawn e na crítica a Althusser, o marxista louco que matou a mulher.
A segunda preocupação é com as lições do século XX. Embora Judt deboche da ideia de que o passado pode ser guia para o futuro, acredita que o conhecimento do passado ajuda a evitar a repetição de erros. Embora orgulhoso de sua herança judaica e de ter vivido num kibutz e servido como intérprete na Guerra dos Seis Dias, em 1967, revela-se crítico do Estado de Israel em "Vitória amarga". No ensaio seguinte, "O país que não queria crescer", encomendado pelos diretores do diário liberal israelense "Haaretz", escreve que Israel se tornou "um Estado étnico, beligerantemente intolerante e guiado pela fé". O artigo motivou enxurrada de respostas. As mais histéricas vieram dos EUA. As reações de Israel foram mais moderadas.
_________________________
*Eliana Cardoso, economista, escreve semanalmente neste espaço.
Fonte: Valor Econômico online, 10/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário