quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cérebro tem que ser estimulado - vestibulandos

Cérebro não pode ficar sem estímulo, diz psicólogo


Para o psicólogo Fernando Elias José, especializado em concursos, provas e vestibulares, as festas de fim de ano não devem ser encaradas como férias pelos estudantes. "A gente está trabalhando com uma maquininha que é o cérebro, e ele não pode ficar sem estímulo por muito tempo", afirma. A dica que ele dá para quem ainda enfrenta vestibulares em janeiro é equilibrar descanso e estudos.

Folha - Adianta o aluno estudar neste fim de ano ou é melhor descansar?
Fernando Elias José - Minha recomendação é para o estudante que se preparou ao longo do ano. Ele precisa dar uma descansada neste momento das festas para chegar tranquilo à prova. E o que eu quero dizer com descansar é aproveitar as festas com a família, porque, às vezes, o candidato só fica trancado no quarto. No outro dia, sem exageros, ele pode voltar a estudar um pouco.

Alguns professores recomendam que os estudantes parem de estudar no dia 24 [de dezembro] e só voltem depois do Ano-Novo. Qual dica o senhor daria?
A gente está trabalhando com uma maquininha que é o cérebro, e ele não pode ficar sem estímulo por muito tempo. As férias são realmente para depois que terminar tudo. O que eu recomendo que ele faça neste período é um estudo que costumo chamar de "Mônica e Cebolinha", ou seja, que ele possa fazer algo mais lúdico, um estudo não tão puxado como antes [das festas], mas que ele não deixe de estudar. Que ele não se considere em férias, porque este não é o momento.

Como a família deve agir neste momento? O que os pais devem fazer?
O importante é olhar para trás e ver como foi ao longo do ano. Se o pai cobra, naturalmente esse filho vai estar esperando essa cobrança, independentemente da época. O pai não pode mudar de comportamento nesta "finaleira", senão dá uma confusão na cabeça desse estudante. Mas [é importante] que ele esteja mais próximo do seu filho nesta reta final.

Se os pais forem viajar, o estudante pode ir junto?
Pode, claro, sem paranoias, desde que ele seja coerente com aquilo que organizou [para estudar]. O mais importante nesta hora é o equilíbrio entre estudo e descanso. Só o que eu sempre recomendo é [não beber] nada de álcool, porque isso pode afetar a memória. (AT)
____________________
Fonte: Folha online, 29/12/2010
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário