quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Hitler em livro

"A corrupção era generalizada no Partido Nazista",
 diz biógrafo

Imagem da Internet

Para inglês, Hitler era o menos corrupto,
mas usava dinheiro público para fins privados

Vida sexual do Führer segue como assunto controverso e
tem pouca comprovação;
origem judaica é mito, afirma

DE SÃO PAULO

Há muita especulação, mas pouca coisa comprovada sobre a vida sexual de Hitler, diz Ian Kershaw. Ele também explica como o líder usou o antissemitismo para mobilizar as massas. (MFP)

Folha - As estratégias eleitorais nazistas, como alugar aviões e vender discos e filmes, eram totalmente novas?
Ian Kershaw - Sim. No que diz respeito às técnicas de mobilização, o Partido Nazista era a agremiação política mais moderna da Alemanha.

Hitler era corrupto?
A corrupção era generalizada em todo o partido, mas Hitler era menos corrupto do que outros líderes nazistas. Mas ganhou muito dinheiro com a venda de sua autobiografia, "Mein Kampf" (Minha Luta) -cuja venda era quase compulsória para os afiliados. Além disso, frequentemente usava fundos estatais para fins particulares.

O sr. afirma que ele via as mulheres como "objetos". Como era sua vida sexual?
Há muita especulação estéril sobre esse assunto -se Hitler era homossexual ou sádico ou pervertido etc.- e sobre a natureza de seu relacionamento com sua sobrinha, Geli Raubal, e com Eva Braun. Ninguém pode saber ao certo. Mas, se pudéssemos, não fica claro o quanto isso contribuiria para compreender seu impacto na Alemanha, na Europa e no mundo.

Seu antissemitismo era de fato tão grande ou ele se aproveitou do clima da época -no sentido de que os judeus seriam o "inimigo" mais fácil a culpabilizar pela crise por que passava a Alemanha?
Há uma consistência notável em sua visão sobre os judeus desde sua entrada na política, em 1919, e suas últimas observações, pouco antes de se matar, em 1945. Ele percebeu os usos e as limitações do antissemitismo para fins propagandísticos. Mas seria subestimar sua importância como crença ideológica, para Hitler, considerá-lo apenas como uma técnica de mobilização.

Ele tinha origem judaica?
Isso é um mito.

Ele nunca lamentou os crimes que cometeu?
Não, porque nunca os viu como crimes.

É possível outro Hitler hoje?
Não, a menos que houvesse outra conflagração ou um colapso completo do sistema financeiro global. Ainda assim, tais ambições de domínio mundial por meio de uma guerra seriam muito improváveis na Europa atual.

HITLER

AUTOR Ian Kershaw
TRADUÇÃO Pedro Maia Soares
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 78 (1.078 págs.)
____________________
Fonte: Folha online, 09/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário