terça-feira, 5 de março de 2019

AS 8 BEM-AVENTURANÇAS para os católicos viciados em TECNOLOGIAS SOCIAIS.


Resultado de imagem para tecnologias
“Diga-me o que fazes com teu celular e te direi quem és” diz o padre Pierre Amar, sacerdote da diocese de Versalles, licenciado em Direito e Teologia e um dos internautas mais ativo de Padreblog, portal que agrupa alguns dos 
padres franceses mais geek.

1)         Bem-aventurados os que lerem o artigo até o final. Por que? Porque clicar é selecionar e selecionar é eleger, isto é, deixar de mover-se sem cessar com o cursor. Assim podemos recordar que “o cérebro humano atua de forma sucessiva e cronológica, e se escolhestes leva a tua escolha até o final. Que não seja o teu dedo que decida, senão a tua cabeça. Não a sociedade da compulsividade. 

2)         Bem-aventurados os que rezam pela manhã antes de conectarem-se. Meu primeiro gesto matutino ao deixar a cama é fazer as minhas orações. Não é normal que pela manhã meus primeiros reflexos sejam teclar no meu tablete ou no meu celular.

3)         Bem-aventurados os que não respingam os outros com suas supostas felicidades. O que comes, onde tomas o sol, em que estação esquias, tua nova roupa, e afinal de tu footing matutino, tu selfies...  A vida, a vida autêntica não são somente estas fotos onde tudo transpira bem. É o trabalho, o suor, em outras ocasiões o sangue, as lágrimas e o engraçado é que tu nunca falas...

4)         Bem-aventurados os que não se promovem a si mesmos. Os criadores das redes sociais conhecem bem a alma humana quando são retuitadas ou clicadas com um like a si mesmo: Olha, eu falei! E eu gosto do que eu disse!. Esse narcisismo  não é cristão.

5)         Bem-aventurados os que não criam grupos aos próprios critérios ou encaminham a sua agenda completa. Tenha misericórdia. Não encham a terra inteira com suas piadas, seus pedidos de solidariedade, suas alegações. Ninguém ousará ir contra, mas esses tipos de mensagens vão direto para a lixeira. É negativo, dentro do próprio grupo colocar algo “em cópia para todos”, pode ser temível quando há um problema. Você nunca dirá o suficiente, mas espalhar m... só é bom para fertilizar o campo. Se é um grupo institucional, não peça algo particular para a avo, para o irmão, para a tia... para ciclano, entre em privado. Caso familiar, usem outras salas de conversa, não as institucionais. 

6)         Bem-aventurados os que põem filtros em seu dispositivo, porque não quero que minha casa se torne uma cloaca. As imagens exercem sobre mim um impacto poderoso, e porque a única valentia possível diante da peste pornográfica é instalar um conjunto de restrições, tanto no computador como no celular.

7)         Bem-aventurados os que estão presentes... estando presentes fisicamente. Internet inaugurou uma nova forma de presença: os presentes-ausentes. Portanto, estão não estando. Seu corpo está aqui, porém a cabeça não. Os que viciam tem seus olhos fixos no celular, falando com todo o mundo, menos com que está ao lado. Diz o filósofo jornalista Roger-Pol Droit quando denuncia: “É crescente a perda de humanidade, de relação real, viva, surpreendente e imprevisível, carnal e reflexiva ao mesmo tempo”. Estamos cada vez mais conectados e cada vez mais sós. O uso excessivo das novas tecnologias nos tira o fundamento de toda a relação humana: a alteridade, com sua porção de imprevisibilidade, de riscos, de exigências e de prazeres incompatíveis com o os sistemas informáticos... O cristianismo pode dizer algo: somos a religião da Encarnação, de um Deus que não enviou e-mail, senão que cuidou do encontro dos homens fazendo-se um deles. 

8)         Bem-aventurados os lúcidos. Hoje, salvo que se viva numa ilha deserta ou num deserto mesmo, não é possível viver sem Internet. Mas nada nos impede de manter uma tríplice lucidez: Lucidez respeito ao tempo que passamos frente a uma tela; lucidez respeito ao sedentarismo e a falta de exercícios a que isso conduz; lucidez para desconectar-se de vez em quando. É algo que faz muito bem, desconectar-se nesse tempo de Quaresma. A privação voluntária de conectar-se permite elucidar se realmente somos livres.

9)         A nona bem-aventurança. O autor do artigo termina com um pequeno humor. Porque o post é escrito seguindo o catecismo clássico, que apontam oito bem-aventuranças. Na realidade, o Sermão da Montanha ( Mt 5,1-12), Jesus cristo proclamou nove, só que o nove é entendido como se referindo ao cumprimento dos oitos anteriores, e talvez por isso não tenha sido incluído nas listas didáticas catequéticas. Para lembrar leia Mt 5, 1-12. 
-----------------
Tradução livre do espanhol com pequenas adaptações feita pelo blog.
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário