domingo, 9 de agosto de 2009

Receita de felicidade...

Abílio Diniz


FOLHA - E como envelhecer com boa qualidade física e mental?
DINIZ - É muito importante procurar fazer atividades novas, coisas novas, que você não faz. Atualmente, por exemplo, eu tenho agendados quatro dias por semana de aulas de francês. Já falo francês há algum tempo, mas eu resolvi que não bastava falar. Tinha que falar bem e ser fluente. Para você conservar a sua capacidade mental e o seu cérebro ativo você deve se propor a aprender algo novo. Por isso, me propus a melhorar muito o meu francês. Uma coisa que você nunca pode descuidar também é da musculação. Sempre trabalhei os músculos. Existe um negócio chamado sarcopenia, que é a perda de massa muscular com o envelhecimento. Qual é a maneira de você contornar esse problema? Fazendo um pouco de musculação. Precisa ir para a academia e malhar? De jeito nenhum. Basta fazer um pouquinho de musculação, principalmente nas pernas. Isso serve para evitar queda, para ter mais equilíbrio. Você precisa ter um mínimo de massa para você conseguir se equilibrar, para você se mexer com um pouco mais de agilidade, para subir escada, para não andar como enceradeira, arrastando o pé no chão. Não se deve andar desse jeito. O ideal é sempre a pessoa fazer um pouco de fortalecimento muscular. Uma outra coisa que as pessoas dizem é que correr é ruim porque provoca muito impacto, machuca. Mas não dá para deixar de ter impacto. Tem que ter sim. Um pouco pelo menos. Uma das coisas que mais se veem nos idosos é eles sofrerem uma queda, quebrarem um osso. Isso acaba com a vida deles. A volta é lenta, complicada, nunca fica do mesmo jeito. Por isso é importante conservar a densidade óssea. O final da vida do meu pai se acelerou depois que ele quebrou o fêmur. Dali para a frente, ele nunca foi o mesmo. Já estava com 90 anos. É importante você ter que conservar a densidade óssea e para isso tem que ter um pouco de impacto. Como fazer isso? Anda, caminha, não precisa correr. Não precisa caminhar longas horas, caminha meia hora, 40 minutos, e isso vai gerar o impacto necessário. Existem algumas coisas em que eu acredito na vida. Se você só puder eleger uma coisa na sua vida, escolha sempre ser feliz e balize o resto por isso. Balize o seu esporte, balize o seu trabalho, na medida do possível, o seu lazer, a sua vida familiar, o seu relacionamento.
*Abílio Diniz, 72 anos, acionista do Pão de Açúcar. Longa entrevista na Folha. Aqui posto uma pergunta. Tenho toda a entrevista, se alguém se interessar é só pedir.
-Reportagem de GUILHERME BARROS - Colunista da Folha - 09/08/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário