sábado, 4 de setembro de 2010

Professor

PROFISSÃO EM BAIXA

“É uma profissão desvalorizada”

ENTREVISTA: Angela Dannemann, Diretora-executiva da Fundação Victor CivitaFormada em Engenharia Química, a baiana Angela Dannemann tornou-se especialista em educação. Leia trechos da entrevista concedida a ZH:

Zero Hora – Por que é importante a carreira de docente ser atrativa?
Angela – Há uma preocupação imensa por conta do próprio estoque de mão de obra de uma função que é fundamental. Se ela não existir, não tem Direito, Medicina ou Engenharia. Se não encontram um ambiente propício em termos de salário, carreira, de atração pelo crescimento profissional, os jovens não vão se interessar.

ZH – Qual a imagem que as pessoas têm do professor?
Angela – É uma profissão extremamente desvalorizada. Na pesquisa, um rapaz chegou a dizer em casa que queria ser professor e os pais o chamaram de louco, perguntaram se ele estava usando drogas. É uma carreira que está sofrendo deficiências e precisa ser melhorada, reconhecida. Isso estimula e atrai outras pessoas.

ZH – Quais são as recomendações para a qualificar a profissão?
Angela – Ao final das nossas pesquisas, fazemos recomendações de políticas públicas ou de ações práticas. Nesta pesquisa, sugerimos que o salário inicial seja um pouco mais alto para atrair melhores alunos, que haja uma definição da carreira para que o bom professor não a abandone para ganhar mais. E que a sociedade dê um pouco mais de foco na valorização dos professores que fazem bons trabalhos.
______________________
Fonte: ZH online, 04/09/2010

Um comentário:

  1. Para melhorar a educação no Brasil seria necessário deixar a educação nas mão dos professores.

    ResponderExcluir