O Plano Real foi uma "obra-prima", "uma pequena joia", mas "nunca
terminou", avalia o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. "Nunca, na
verdade, o governo decidiu fechar o déficit fiscal", criticou, em
entrevista ao Valor. Para Delfim, uma consequência
perniciosa da falta de um maior apoio fiscal foi "a valorização do real
muito superior ao que seria necessário". Ele sempre foi um crítico ácido
da excessiva valorização da moeda brasileira frente ao dólar, por
entender que isso prejudicava a indústria brasileira. "A empresa
brasileira foi submetida à maior carga tributária do mundo, à maior taxa
de juros do mundo e ao câmbio mais valorizado do mundo", afirmou. O
ex-ministro disse que a redução da capacidade exportadora do Brasil é um
processo iniciado antes do Plano Real, mas, na opinião dele, "o real
acentuou isso".
Pela falta de vontade política de enfrentar a questão fiscal, Delfim
disse que "até hoje o país não consegue caminhar com um equilíbrio
razoável". Embora considere que o Brasil "não está à beira do
cataclismo", o ex-ministro acha indispensável abrir um espaço fiscal
para que se possa adotar, em caso de necessidade, uma política
anticíclica. Para ele, o problema central do país, hoje, é o aumento
persistente do salário real acima do aumento da produtividade. "Não tem
política monetária nem política fiscal que sejam capazes de enfrentar
esse problema." Delfim disse que a distribuição de renda realizada nos
últimos anos decorreu de uma melhoria nas relações de troca do país e de
um aumento considerável no déficit do balanço de pagamentos. "Agora
isso vai ter que mudar. A distribuição está comendo o crescimento.
Teremos que reduzir a velocidade da distribuição." A seguir, os
principais trechos da entrevista.
Valor: Como o senhor viu o Plano Real na época? Foi um mecanismo engenhoso?
Delfim Netto: Foi uma pequena joia. Foi uma
contribuição importante, prática, dos economistas brasileiros que dele
participaram. Alguns deles tinham as experiências de outros programas de
estabilização, mas era um conceito novo. Desde o início, achei que o
negócio ia funcionar. Alguns economistas que participaram ativamente do
plano, da concepção, tinham sido alunos do Dornbusch [economista Rudiger
Dornbusch] e do Fischer [economista Stanley Fischer]. O Fischer e o
Michael Bruno tinham produzido o plano de Israel, que foi a primeira
tentativa efetiva de fazer estabilização com sucesso. O Plano Real fez
coisas absolutamente fantásticas. Ele liberou todos os preços, criou uma
moeda, a URV, em que se media tudo em torno dela, estabilizou a
distribuição da renda, pois fixou os salários em URV como média, e fez
tudo aquilo que era necessário para que, quando os preços fossem
liberados, não houvesse mais tensões escondidas. A distribuição de renda
era aquela que a sociedade queria, os preços estavam livremente
flutuando, bastava, portanto, fixar a âncora, que foi o câmbio. Foi uma
obra-prima. Muito bem imaginada, que honra a inteligência de seus
formuladores. Mas o plano nunca terminou. Nunca, na verdade, o governo
decidiu fechar o déficit fiscal. Nunca o governo decidiu enfrentar de
verdade os problemas da indexação. Foi-se arrastando com um pé.
Primeiro, com uma valorização do real muito superior ao que seria
necessário se tivéssemos tido um apoio fiscal maior.
Valor: Na época, o senhor foi um crítico muito ácido da valorização do real, pois achava que iria prejudicar a indústria brasileira.
Delfim: E prejudicou. A empresa brasileira estava
sendo submetida, em primeiro lugar, à maior carga tributária do mundo,
que não podia ser isentada na exportação, porque se tinha tanta confusão
que o governo era incapaz de fazer isso. Em segundo lugar, o país tinha
a maior taxa de juros do mundo, para sustentar a valorização do câmbio.
E, terceiro, o Brasil tinha o câmbio mais valorizado do mundo. Então,
foram retiradas do empresário brasileiro as condições de competição. Ou
seja, eliminou-se a mais poderosa alavanca de modernização e de expansão
da economia que é o comércio exterior. No fundo, esse é um processo que
vem desde 1984. Essa ideia de que se tinha uma política de substituição
de importações antiquada, não sei o quê, é pura conversa para boi
dormir. O país tinha um câmbio que era o "crawling peg" [sistema de
câmbio administrado, em que a taxa vai sendo ajustada ao longo do
tempo], que era um câmbio relativamente desvalorizado; tinha-se
construído uma tarifa efetiva adequada e, mais do que isso, tinha-se o
"draw-back" verde amarelo. Ou seja, a importação era considerada como
fator de produção. Se você importasse o produto para exportar, era livre
(de tributação). Naquele tempo, existia um plano de desenvolvimento da
indústria automobilística em que se estava construindo no Brasil uma
plataforma exportadora. O Brasil estava ligado com o mundo. Isso tudo
foi destruído. Hoje, o país está completamente afastado da estrutura
industrial mundial, não tem ligação nenhuma com o mundo. Esses anos
todos de valorização cambial levaram os exportadores a se transformar em
importadores. O defeito básico é anterior ao real, mas o real acentuou
isso. O governo Fernando Henrique Cardoso deu duas ou três contribuições
importantes para o Brasil e deu uma tragédia. A primeira contribuição
foi a estabilização, que foi uma maravilha. Depois, a lei de
responsabilidade fiscal, que é outra pequena joia. E com a estabilização
ele conseguiu a reeleição, que foi a maior tragédia que ele vai deixar
para a história do Brasil.
"O Plano Real tinha em si uma pílula de
suicídio,
no sentido de que até hoje
o país não consegue caminhar com
um equilíbrio razoável"
Valor: Por quê?
Delfim: Na verdade, está provado que em um país em
que não há o menor controle social, a reeleição é um instrumento
perigoso, é um instrumento que termina, inclusive, com a democracia.
Isto porque o poder incumbente adquire um controle tal da sociedade que
não tem como competir.
Valor: No início do real, não houve uma preocupação muito grande com a questão fiscal.
Delfim: No primeiro governo Fernando Henrique não
houve o menor controle fiscal. Só quando o país quebrou, em 1998, que o
governo foi correndo para o Fundo Monetário Internacional (FMI), em que o
Bill Clinton [então presidente dos Estados Unidos] salvou o Brasil,
pois, se naquele momento o Lula ganhasse a eleição, despreparado como
estava o PT, teria sido uma tragédia. Por pressão do Clinton, o FMI
tergiversou, nos deu um dinheirinho, depois o Fernando Henrique voltou
ao Fundo em 2002 de novo. No primeiro governo FHC [Delfim mostra uma
tabela], a média do déficit público nominal foi 5,3% do PIB. No segundo
mandato, foi 4,4% do PIB. No primeiro mandato do Lula, foi 4% do PIB e
no segundo mandato, de 2,9% do PIB. Agora, nós estamos com 3,2% do PIB. O
que eu digo é que nunca houve um esforço fiscal de verdade. O Plano
Real foi um sucesso tão grande, o plano foi tão brilhante, que tinha em
si uma pílula de suicídio.
Valor: Em que sentido?
Delfim: No sentido de que até hoje o país não
consegue caminhar com um equilíbrio razoável. Nós estamos em uma
situação desconfortável. O Brasil não está à beira do cataclismo. Mas
3,5% de déficit fiscal nominal não é uma coisa saudável. Ter uma dívida
bruta de 60% do PIB não é uma coisa saudável. Tudo bem, faz dez anos que
o país está com dívida bruta constante. A dívida líquida, não se pode
mais usar [como parâmetro], pois está toda destruída. Mas é evidente que
se amanhã o país tiver necessidade de um plano anticíclico de verdade,
não terá espaço para isso. A dívida vai para 80% do PIB e o Banco
Central puxa o juro para a lua de novo, sobrevaloriza o câmbio.
Valor: Ao contrário de 2008/2009, quando havia espaço.
Delfim: Havia espaço. Hoje, não. É a única coisa
inconveniente e que o governo tem, em um momento qualquer, de entender
isso. Não tem nenhuma tragédia. A questão da inflação, por exemplo, a
gente discute, discute, mas são coisas óbvias. Em primeiro lugar, não é
possível, persistentemente, estimular o salário real, acima do aumento
da produtividade. Isso é como um sanduiche: você coloca no pão um pedaço
de carne e joga mostarda. Quando você apertar o sanduíche, a mostarda
vai sair para o lado. Ou vai sair como inflação ou vai sair como déficit
em conta-corrente, que é o que nós estamos vivendo. Não é o
salário-mínimo [o problema], mas é aquilo que nunca foi tirado. É ligar o
mínimo a todo o resto. Hoje, é o salário-mínimo que determina a despesa
pública. Este é único país do mundo em que isso sobrevive. O salário-
mínimo é um instrumento muito útil. Agora, você não pode, além de
garantir o poder de compra para o aposentado, garantir o aumento de
produtividade per capita. Não se pode usar o salário-mínimo para fixar o
salário-educação, fixar o seguro-desemprego, o abono salarial etc.
Valor: Ou seja, em algum momento o salário-mínimo terá que ser desvinculado dos demais benefícios sociais.
Delfim: Não tenho dúvida disso. Mas, no Brasil, isso
só vai ser feito quando estiver caindo no abismo. Aí aparece um campeão
e corrige tudo isso. O drama é que nós estamos jogando fora uma
oportunidade de ouro. O crescimento medíocre e uma distribuição de renda
medíocre do Fernando Henrique elegeram o Lula. Um crescimento um pouco
mais elevado e uma distribuição melhor elegeu a Dilma. Agora, a
distribuição está comendo o crescimento. Agora tem que ter uma mudança. É
isso.
Valor: Durante a implantação do Plano Real, o
Brasil enfrentou várias crises internacionais. A Ásia quebrou, depois a
Rússia quebrou. Em que isso pesou na execução do plano?
Delfim: A crise asiática explicitou o erro do câmbio
no processo de estabilização da economia brasileira. Nós teríamos
sofrido muito menos se não fosse esse erro. O que eu digo é que a
concepção do plano foi extraordinária, a armação foi perfeita, só que a
execução foi toda pontuada por dificuldades, por problemas. Eu acho que
faltou convicção do centro do governo do que precisava ser feito, ou
seja, o ajuste fiscal.
Valor: Vinte anos depois do Plano Real, a
inflação mostra resistência, girando em torno de 6% ao ano. Em sua
opinião, quais são os fatores que mantêm a inflação do Brasil elevada?
Delfim: No momento em que se aumenta,
sistematicamente, o salário real acima da produtividade não tem como
você caminhar... Não tem política monetária nem política fiscal que
sejam capazes de enfrentar esse problema. Tem, sim. Você entrega o Banco
Central independente para um sujeito que seja um profundo portador de
uma ciência monetária, ele põe os juros a 40% ao ano, faz uma recessão
para valer, desemprega todo mundo e tem uma inflação de 4,5%. Tudo bem.
Isso no quadro-negro funciona. No livro-texto também. Só que no Brasil
real não funciona. Não tem política fiscal que compense isso. A não ser
que o governo produza um excedente gigantesco e baixe o nível de
atividade. É preciso compreender o seguinte: se não tiver o apoio da
política salarial, não há política de combate à inflação que funcione.
Nós estamos vivendo neste momento exatamente isto. A inflação está em
6,5%, mas você tem guardado aí pelo menos 1,5% ou um pouco mais. E isso é
péssimo para o combate à inflação. Porque no combate a inflação é
importante a expectativa. O Banco Central está funcionando. Estou
achando que a queda da atividade vai ser maior do que a gente suspeita.
Eu não sei se já não tem a mão pesada demais. O trem está chegando.
Chegou o primeiro vagão, chegou o segundo, chegou o terceiro. O nível de
atividade está caindo. Começou na indústria. Passou para o comércio.
Está chegando no serviço. Há os primeiros sinais de que vai ter
desemprego. O câmbio se valorizou. Ou seja, está funcionando [o aperto
monetário]. O ritmo de crescimento do crédito desacelerou. Está tudo na
direção certa. No momento em que se instalar a ideia de que a
expectativa de inflação vai cair, a correção será rápida. Por que isso
não acontece? Por causa do erro do governo de esconder a inflação. Ou
seja, todo sujeito que pensa diz o seguinte: não, a expectativa de
inflação não vai cair. A expectativa de inflação vai primeiro subir e aí
eu não sei o que eles vão fazer, pode ser uma tragédia, e aí vai cair.
Valor: Não há uma compreensão muito clara de alguns setores do governo sobre a função das expectativas no sistema de metas de inflação.
Delfim: Hoje, eu estou convencido de que não é um
problema econômico. É um problema ecológico. O ambiente é pouco propício
para a reprodução da espécie. O que está acontecendo? O ambiente
deteriorou. As pessoas se sentem mal. É a diferença entre o andar de
baixo e o andar de cima. O andar de baixo continua se sentindo muito
bem, porque ele não enxerga que, na frente, o país está indo para bater
em um muro. O andar de cima já viu tudo isso e é muito preconceituoso.
Acho uma coisa ridícula ser contra as cotas, ser contra a Bolsa Família.
É ridículo. Quem tem que se sentir bem? É o povo, é a sociedade. E,
segundo, é quem produz, é quem investe. É quem toma o risco de investir.
Foi aqui que houve uma destruição da relação entre o governo e o setor
privado. Mas o governo está aprendendo. Essa é que é a verdade.
Valor: Essa resistência da inflação não está relacionada com os resquícios da indexação, que não foram retirados?
Delfim: Com essa política monetária que está aí, que
está funcionando, se invertesse a expectativa, a inflação ia cair.
Agora, não cai porque a própria ação do governo elimina a possibilidade
de reduzir a expectativa. A política de controle de preços nega a
expectativa. Para ela cair, ela precisa antes absorver os erros que
foram cometidos tentando corrigi-la equivocadamente.
Valor: A correção de todos esses erros às vésperas da eleição é uma coisa meio complicada.
Delfim: Eu não acredito que vá ter nada. Eu continuo
achando que a Dilma vai se reeleger. E estou apostando no fato de que
ela é uma mulher inteligente, que ela está aprendendo. O governo demorou
um pouco para entender como se faziam as concessões de infraestrutura e
está se aperfeiçoando. A minha convicção é a seguinte: uma sociedade
civilizada só se constrói com o jogo dessas duas instituições: a urna e o
mercado. Um corrigindo o outro. A urna ainda está muito satisfeita, a
urna não está vendo parede nenhuma. O mercado está antecipando o que a
urna ainda não vê. Ou seja, as dificuldades do mercado não migraram para
contaminar a urna. O que eu acho é que a Dilma tem ainda uma boa
probabilidade de se reeleger. E é preciso, portanto, a gente ajudar na
direção de corrigir esses defeitos.
"Com essa política monetária, a inflação ia
cair.
Não cai porque a própria ação do governo elimina
a possibilidade de reduzir a expectativa"
Valor: Há uma discussão neste momento sobre a
meta de inflação. Inclusive, propostas de candidatos de reduzir a meta. O
que o senhor acha disso?
Delfim: Eles estão absolutamente defasados da teoria
econômica mais moderna. Todo mundo está vendo que 2% de inflação já não
é tão satisfatório. Aprenderam que é preciso ter uma taxa de inflação
que torne flexível o salário. Se puder ter 3%, muito bem. Se puder ter
2%, muito bem. Até ter uma crise. Em minha opinião, 4,5% de inflação
seria confortável se a flutuação estiver em torno da meta e não ficar
namorando o limite superior da banda. O problema é o laxismo com relação
à meta. Alguns dizem que a meta é de 2,5% a 6,5%. Não, a meta é de
4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para
acomodar choques de oferta ou, eventualmente, de demanda. Essa ideia de
desmontar o que está feito não funciona, pois as pessoas receberam os
benefícios que só foram possíveis porque o país teve uma melhoria
dramática das relações de troca, porque o país fez déficits em
conta-corrente gigantescos. O governo distribuiu o que tomou emprestado e
o que ganhou de presente. Isso terminou. Quando a Dilma entrou, começou
a cair a relação de troca. Foi possível distribuir porque pegou um
vento de cauda. Agora, não, a Dilma está pegando um vento de frente.
Valor: Há um entendimento de que o Brasil não vai mais contar com esse vento de cauda.
Delfim: É, isso acabou. Daqui para a frente, você
precisa afinar os seus instrumentos. Primeiro, você não terá o presente.
O nosso naviozinho estava no mar. Subiu o nível do mar, o navio subiu
junto. O PT pensa que foi ele que elevou o nível do mar. Agora, o nível
do mar está baixando, ele não quer saber disso. Ele diz: isso não é
comigo. É com a Dilma. E terminou também a possibilidade de continuar
com o déficit em conta corrente de 3,6% do PIB. Nós temos que pensar que
temos que ganhar a vida honestamente. Não vamos receber nem presente
mais do mundo e nem financiamento mais do mundo. Nós temos que viver com
as restrições físicas do nosso sistema. Nós temos que entender que a
identidade da contabilidade nacional é inviolável. Quando eu tento
violar, eu só faço besteira. O sistema de preços tem dificuldades, mas o
ser humano não inventou um melhor. Então, eu preciso respeitar o
sistema de preços. Eu preciso, na verdade, abrir um espaço para a
política fiscal. Não é por que eu vou quebrar. Não. É porque eu vou
precisar disso em algum momento, em que afrouxar a demanda. Eu preciso
também fazer convergir a minha inflação para 4,5% e esquecer a ideia de
que 6,5% é meta.
Valor: Os economistas estão dizendo que não será
mais possível fazer, daqui para a frente, uma distribuição de renda na
mesma velocidade com que foi feita nos últimos anos.
Delfim: Eu acho que foi feita uma distribuição
correta. Você recebeu de presente e tomou emprestado. A consciência
nacional é a seguinte: eu só posso distribuir o que já foi produzido.
Não posso distribuir o que não foi produzido. A posição de cada um é o
degrau em que ele se encontra. O sujeito que subiu quatro degraus tem
que ficar no quarto degrau. Ele vai chegar no quinto com um tempo maior
do que ele passou do terceiro para o quarto. Mas ele vai chegar no
quinto. Agora, você tem que dar para ele a esperança de que ele vai
chegar no quinto. Você não pode dar o quinto para ele hoje. Você vai ter
que compatibilizar o investimento com a distribuição. Nenhum dos dois
vai parar. Você tem que acelerar o investimento, mas não prejudicar a
distribuição. Você tem que reduzir a velocidade da distribuição. E é
isso que vai ter que ser feito, mantendo os programas sociais.
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REPORTAGEM POR RIBAMAR OLIVEIRA - de São Paulo
Fonte: Valor Econômico online, 27/06/2014
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