terça-feira, 15 de julho de 2014

Como evitar a infelicidade digital

article image
 Alguns conselhos para um relacionamento saudável, 
inteligente e produtivo com as redes sociais

Nos últimos anos, a introdução de redes sociais tem sido de tal profundidade que, hoje, para a maioria de nós, é impossível imaginar como nos relacionaríamos sem os WhatsApp, Facebook ou Twitter. Estas e outras ferramentas digitais nos permitem estar em constante contato com muitas pessoas, mas também aumentaram as chances de ficarmos mal com um amigo, colega ou membro da família, além de precipitar um número sem fim de separações. Por esse motivo, preparamos uma guia que irá facilitar o relacionamento dos usuário dessas redes  com seus círculos sociais.

Não se exponha à curiosidade alheia

A qualquer momento pode uma mensagem íntima na tela do smartphone que, se está sob a mesa, atrair os olhares de chefes, parceiro ou amigos.

Evite a dispersão

Embora muitas pessoas escondam seu descontentamento, a constante “desconexão” do interlocutor (usuário) para atender às demandas/solicitações de seu celular gera irritação, e uma interação presencial de baixa qualidade. É preferível dedicar uma hora por dia continuamente para atualizar as redes que adotar o constante “entra e sai”  que não permite que uma pessoa se concentre no que está fazendo (isso inclui a vida íntima).

Evite conexões em horas incomuns

Estes programas permitem que os outros saibam o momento em que as comunicações acontecem, gerando desconfiança em casais e muitas discussões.

Quanto a este último, um estudo publicado na CyberPsychology e Comportamento Journal estimou que o aplicativo WhatsApp já provocou rupturas entre os 28 milhões de usuários, especialmente pelas discussões relacionadas à última conexão do casal (horário exato em que os parceiros estiveram “on line”), ou pela suspeitosa falta de resposta de um dos parceiros após a visualização de um “check-double” (sinal visual emitido pelo aplicativo que notifica que a mensagem chegou ao seu destino e que muitos usuários interpretam, erroneamente, que a mensagem foi visualizada).

De acordo com o referido estudo, 95% dos usuários do Facebook já procurou seu ex, atitude que propicia reencontros e infidelidades. Mesmo quando estes não ocorrem, a atividade na rede social com outras pessoas pode provocar ciúmes e discussões entre os casais.

Além disso, muitos usuários desta rede social não estão cientes de como estão sendo definidos através dela. Uma prática comum em alguns processos de seleção de pessoas é a análise do mural do candidato. O tom das mensagens reflete a natureza íntima da pessoa, e as fotografias testemunham os ambientes por onde ele se move.

O que é considerado por muitos como entretenimento ou reunião com os amigos, pode se tornar uma ameaça à nossa imagem e uma fonte de conflito pessoal.
 
Limite o tempo da conexão

Alguém permanentemente conectado ao computador ou smartphone se torna odioso para o seu parceiro além de levantar suspeitas em seu local de trabalho. Estabelecer um horário para as interações que não comprometa a vida não virtual é o primeiro passo para um uso razoável dos dispositivos eletrônicos que nos rodeiam, realmente úteis quando utilizados de forma inteligente.

Monitore o acesso à sua intimidade

Pode parecer divertido ter mil amigos no Facebook ou Twitter, mas se oferecemos informação privada, devemos considerar todas as pessoas que terão acesso a ela, e passarão a controlá-la.

(Reprodução/João Fazenda)

Além destas, o jornalista Jill Harness propõe em seu livro “Cinco e-mails que podem melhorar a sua vida”,  duas outras dicas infalíveis para o uso produtivo das ferramentas tecnológicas:

Escreva um e-mail diariamente

Escreva um e-mail de agradecimento a um amigo, membro da família ou colega. Como todos estão acostumados a usar o espaço digital para oferecer e receber uma tempestade de informações (muitas vezes desnecessárias), essa mensagem cairá como um bálsamo de satisfação para o receptor, além de fortalecer os laços entre os dois.

Escreva ao seu chefe um e-mail semanal

Relate as tarefas  assumiram por você ao longo das semanas. Isso cria um clima de transparência e responsabilidade compartilhada, que pode evitar muitos mal-entendidos. Se você não tem apenas um único líder ou a comunicação não é possível, uma vez por semana escreva a uma pessoa que possa auxiliar sua vida profssional.
A ideia básica do autor é a de mudar o conceito de quantidade por qualidade. Não se estabelecer um compromisso em número de mensagens, mas sim, aplicar os cinco sentidos nos textos, algo que segundo o autor, pode promover mudanças na vida das pessoas
-------------------------
Fontes: El País-Infelicidad digital
http://opiniaoenoticia.com.br/noticia/como-evitar-a-infelicidade-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário