domingo, 19 de abril de 2009

Ídolos, nossa imagem e semelhança

"A família de Abraão fazia imagens e as vendia no mercado. Certo dia, quando coube a Abraão fazer as vendas recebeu de seu pai várias cestas com ídolos caseiros fabricados pela família.
Veio um homem até ele e perguntou:
- Você tem deuses para vender?
Abraão respondeu:
-Que tipo de deus você gostaria de comprar?
O homem:
- Sou um homem poderoso, dê-me um deus poderoso como eu!
Abraão então tomou um estátua que estava na mais alta prateleira e a passou ao homem.
O homem perguntou:
- Esse deus é poderoso como eu?
Abraão reagiu:
- Que pergunta?! Tenho certeza de que você conhece o jeito dos deuses. É óbvio que o deus que se coloca acima dos outros é o mais poderoso.
Quando o homem já se preparava para sair, Abraão perguntou:
- Quantos anos você tem?
O homem respondeu:
- Setenta anos!
Abraão exclamou:
- Vergonha ao homem que tem setenta anos e que prostra diante de algo que foi produzido hoje de manhã!
Ao ouvir isto, o homem devolveu a imagem a Abraão e exigiu seu dinheiro de volta."
Logo depois, se aproximou uma viúva que disse a Abraão:
- Eu sou uma mulher pobre, dê-me um deus que seja tão pbre como eu!
Abraão imediatamente pegou um imagem que estava na prateleira mais baixa e disse:
- Este é perfeito para a senhora... Veja como é humilde e pobre, já que está na prateleira mais baixa!
A mulher pagou o preço e , quando esta por sair, Abraão perguntou:
- Qual a sua idade?
Respondeu:
Sou bastante idosa, meu filho!
Abraão exclamou:
- E como pode isso? Pensar que uma mulher com tanta idade se prostra diante de um deus que foi fabricado hoje pela manhã?
A mulher retornou a imagem na cesta e pediu seu dinheito de volta. (Gen. Rabba 39,1)
A lição dessas histórias está em reconhecer que todos querem deuses parecidos consigo mesmo. Nossos pequenos deuses são uma projrção de como nos enxergamos ou como queremos nos enxergar".

(BONDER, Nilton. Tirando os sapatos. Rocco,Sp, 2009, Trecho - pp.109/110).

Um comentário:

  1. muito interessante este artigo.
    Uma pergunta:
    O que é o Genesis Rabah???
    meu email: mojunioir1970@gmail.com
    Abraços
    Junior-Santo ANDRÉ-sp

    ResponderExcluir