terça-feira, 21 de abril de 2009

Mudando vidas

Nicholas D. Kristof*

Sempre que escrevo sobre a pobreza global, sou bombardeado por leitores com variantes de uma só pergunta: O que posso fazer? Esse questionamento é um grande tormento, em parte porque milhares de grupos de apoio excelentes competem pelo seu talão de cheques, e não me sinto qualificado para endossar nada – nem se eu fosse um consultor filantrópico.

Dito isso, deixe-me contar sobre minha recente visita a Yuneiris, um menino da República Dominicana. Eu o tenho ajudado desde 2004 através do Plan USA, grupo de apoio, e, como eu estava no Haiti em uma viagem de trabalho, agendei uma visita enquanto estava lá.

Não sei se um patrocínio é a forma mais efetiva de ajudar. Alguns fazem empréstimos para pequenos negócios em kiva.org, ou patrocinam a educação de garotinhas, ou compram camas de redes antimalária, ou pagam para exterminar vermes das crianças. Essa é mais uma forma através da qual qualquer um pode ajudar – e sei como é maravilhoso conhecer um menino que está recebendo ajuda.

Conheci autoridades do Plan em Azua, na parte bastante pobre do sudoeste da República Dominicana, de onde dirigimos juntos para a vila na qual encontramos Yuneiris e sua família. Ele estava olhando timidamente em minha direção – especialmente para a bola e para a luva de beisebol que eu estava carregando como presente para ele.

Embora eu também tivesse levado livros, canetas, caixas de giz de cera e uma bola de futebol, o interesse de Yuneiris tinha destino claro desde o começo. Ele respondeu educadamente às minhas perguntas sobre a escola, mas seus olhos estavam fixos na luva.

Muitos duvidam da efetividade da ajuda estrangeira. Esse tipo de ajuda é de grande benefício para o doador. De minha parte, ganho, em valores morais, mais que US$ 24 por mês ao patrocinar o Yuneiris, e meus projetos lembram meus próprios filhos de que há um mundo aí fora no qual crianças têm necessidades bem mais vitais que o último iPod.
* The New York Times
Jornal do Breasil - Terça-feira, 21 de Abril de 2009 - 00:00
http://jbonline.terra.com.br/leiajb/noticias/2009/04/21/internacional/mudando_vidas.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário