sexta-feira, 3 de abril de 2009

"O Brasil é muito mais que Lula"

Entrevista:
Jorge Marirrodriga*
Ontem, ele concedeu a seguinte entrevista a Zero Hora:
Zero Hora – Por que Lula conquistou tanta popularidade no Exterior? O mérito é mais de sua trajetória pessoal, de operário que chegou ao topo, ou das realizações de seu governo?
Jorge Marirrodriga – O mérito está em uma combinação de ambas as coisas, unidas à imagem de um país sério que segue uma política de Estado determinada, seja qual for a pessoa que esteja no Planalto. Sua trajetória pessoal levou aos meios a história do “sonho brasileiro” concretizado. Mas esse efeito teria se dissipado se não fosse acompanhado de uma política moderada nos seus meios e ambiciosa nos seus fins. E claro, de um indiscutível carisma pessoal.
ZH – O fato de que o outro líder regional seja o venezuelano Hugo Chávez, muito mais polêmico, ajudou Lula a se destacar como uma liderança segura?
Marirrodriga – Sem dúvida. A moderação e o realismo de Lula se destacaram muito mais ao se comparar com a incontinência messiânica do líder venezuelano. O projeto de Lula não só para o Brasil, mas também o papel que a América do Sul deve representar no mundo parece muito mais realizável e desejável, comparado ao socialismo do século 21 de Chávez.
ZH – Mesmo que Lula seja duramente criticado internamente por comentários politicamente incorretos, como o de culpar as pessoas “brancas de olhos azuis” pela crise, o respeito que conquistou em outros país parece que não se abala. Por quê?
Marirrodriga – É normal que os políticos tenham pior imagem em casa que fora. Acontece com todos. E Lula joga com isso a favor. É verdade que existem declarações de Lula que se tivessem sido feitas por Chávez levantariam críticas, mas acontece que Lula fala também com feitos concretos que lhe dão crédito internacional.
ZH – O próximo presidente brasileiro conservará o espaço que o país ganhou como negociador internacional, ou é algo que veio e vai com Lula?
Marirrodriga – Diria que se consolidou uma trajetória. Decisões erradas do próximo presidente brasileiro poderiam colocar a perder esse crédito. Mas não parece provável. Aos olhos do mundo, Lula é o Brasil, mas o Brasil é muito mais que Lula.
*Jorge Marirrodriga, jornalista e Editor global do jornal espanhol El País. Coordena em Madri a edição das notícias internacionais que o jornal El País publica fora da Espanha, a chamada edição global (versão voltada ao público internacional.
Reportagem de RODRIGO CAVALHEIRO Madri/Especial
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2463395.xml&template=3898.dwt&edition=12031&section=1015 -ZH, 03/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário