segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Júlio Resende - Pintor português


Igreja Católica evoca Júlio Resende

O bispo D. João Lavrador, um dos vogais da comissão da Igreja Católica responsável pela cultura, elogiou o humanismo cristão de Júlio Resende durante a missa exequial do pintor, celebrada esta quinta-feira na igreja paroquial de Valbom, Gondomar.
«Falar do homem, da natureza, da esperança, da simplicidade, da atenção ao outro, da interioridade, da sua fé em Jesus Cristo e pertença à Igreja, é referir a ilustre pessoa do Pintor Júlio Resende, como um verdadeiro humanista cristão», disse o também bispo auxiliar do Porto na homilia.
O prelado recordou a «capacidade invulgar» do artista, refletida em «numerosas obras de arte que enriquecem o património nacional e mesmo internacional», e salientou a sua contribuição para «o enriquecimento da arte sacra»: «Que belo contributo ele nos deu no nosso caminhar em direção ao absoluto que é Deus».
«É justa a admiração e gratidão que nesta hora devemos reconhecer por este património espiritual», do qual «continuamente tirarão proveito sobretudo os crentes para a sua experiência de oração e de vida», afirmou D. João Lavrador sobre o pintor que nasceu no Porto a 23 de outubro de 1917 e morreu esta quarta-feira em Valbom.
A arte de Júlio Resende, que inclui o vitral do Bom Pastor do Santuário de Fátima (1987) e a decoração da igreja da Senhora da Boavista, inaugurada em 1981 na diocese portuense, «contribui para a consolidação duma beleza autêntica» e dispõe «os ânimos ao sentido do eterno».
D. João Lavrador recordou a «belíssima expressão» do papa Bento XVI aquando da visita a Portugal, em maio de 2010, quando na conclusão do discurso ao mundo da cultura, proferido em Lisboa, deixou um convite: «Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza».
«Nesta ocasião, é forçoso reconhecer não só que o Pintor Júlio Resende fez coisas belas que ficam a tornar o mundo mais humano, mais fraterno, mais justo e verdadeiro, mas tudo isso não poderia exprimir-se se não partisse de uma vida cultivada e alicerçada no dom da beleza», afirmou o prelado.
A homilia terminou com uma prece dirigida a Cristo: «Imploramos do Senhor, o Bom Pastor, que tão bem foi retratado pelo Pintor Júlio Resende, que o torne participante do Seu Amor Infinito, e o faça gozar a paz plena e a alegria definitiva».
O presidente da República, Cavaco Silva, enviou uma mensagem de condolências à família do artista, qualificando-o de «grande mestre da arte portuguesa do último século», enquanto que o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, exprimiu «profundo pesar» pelo falecimento.
«Júlio Resende era uma personalidade de inquestionável valor artístico, ético e humano. Representou Portugal no mundo inteiro partilhando com os outros o valor das suas obras em todas as principais Bienais de Artes Plásticas», recordou o responsável em comunicado enviado à Agência Lusa.
Foto
Vitral no Santuário de Fátima

----------------------------
Reportagem por Rui Jorge Martins
In Agência Ecclesia 25.09.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário