sábado, 15 de outubro de 2011

Pensamento do dia

“Mesmo quando não estamos mais ligados às coisas, o fato de termos sido ligados a elas ainda tem algum valor; pois tal ligação sempre existiu por motivos que as outras pessoas não entendiam... Bem, agora que estou um pouco cansado para conviver com outras pessoas, essas velhas sensações, tão particulares e individuais, que tive no passado me parecem — é a mania de todo colecionador — bastante valiosas. Abro meu coração para mim mesmo como uma espécie de vitrine e examino um por um todos os casos de amor de que o mundo nada pode saber. E agora sou muito mais ligado a essa coleção do que às minhas outras, digo para mim mesmo, como Mazarin disse de seus livros, mas em verdade sem qualquer sofrimento, de modo que não será fácil ter de abandoná-los.”
(Charles Swann, em Sodoma e Gomorra de Marcel Proust)
--------------------------------------------------------------
Fonte: Citado no livro: A lebre com olhos de âmbar – Edmund de Waal - Editora: Intrínseca, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário