sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nobel da Paz vai para três mulheres

Karmam, Sirleaf e Gbowee: vencedoras do Nobel 2011
 (montagem)

De acordo com comitê do prêmio,
elas foram reconhecidas por
suas lutas pacíficas pela segurança das mulheres
 e pelos seus direitos para participar
da construção da paz

O Prêmio Nobel da Paz deste ano será dividido entre a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee, e a ativista iemenita Tawakkul Karmam. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 7, em Oslo, Noruega. Ellen e Leymah mobilizaram as mulheres contra a guerra civil de seu país. Já Tawakkul luta pelo fim de Ali Abdullah Saleh.
As três vão dividir o prêmio no valor de US$ 1,5 milhão. O presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, argumentou que as premiadas foram recompensadas por suas lutas pacíficas pela segurança das mulheres e pelos seus direitos para participar da construção da paz.
Ellen Johnson-Sirleaf é presidente da Libéria desde 2005. Líder do Partido da Unidade, foi a primeira mulher eleita chefe de Estado de um país africano.
A também liberiana Leymah Roberta Gbowee é uma ativista do movimento pacífico que levou ao fim da segunda guerra civil neste país africano em 2003, que conduziu dois anos mais tarde à eleição de Ellen Johnson-Sirleaf.
Já Tawakkul Karman, a terceira premiada este ano, é jornalista e uma das líderes da luta pacífica pela destituição do presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh. Mãe de três filhos, ela partiu para a luta inspirada pelos levantes populares que derrubaram ditadores na Tunísia e no Egito.
---------------------------------------
Fontes: O Globo - Três mulheres dividem o Prêmio Nobel da Paz de 2011 e

Nenhum comentário:

Postar um comentário