segunda-feira, 29 de junho de 2015

O VIRTUAL NUNCA EXISTIU

Juremir Machado da Silva* 

 

Foi em 2006. Eu estava em Paris para uma reunião do conselho editorial da revista Hermès, do qual faço parte. A publicação, uma das mais importantes da Europa em Ciências Sociais, é dirigida por Dominique Wolton e editada pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica, o prestigioso CNRS da França. Duas vezes por ano, o Conselho, que conta com quase 50 pesquisadores do mundo inteiro, reúne-se. A outra importante revista científica francesa da qual integro o conselho editorial é a Sociétés, criada por Michel Maffesoli e especializada em estudos do imaginário. Na época que me vem agora, aproveitei uma brecha para visitar meu amigo Jean Baudrillard, que morreria em 6 de março de 2007.

A doença já havia marcado Jean, que foi um dos homens mais inteligentes da sua geração.

Eram onzes horas da manhã. Ele me ofereceu um cálice de vinho branco.

– Não tenho mais tempo para esperar o final da tarde –– brincou.

Aceitei o vinho.

Baudrillard tinha bom gosto. Depois do brinde, apesar da melancolia que nos embaçava, ele começou a falar da falsa oposição entre real e virtual produzida pelas discussões em torno da internet.

Com a sua tradicional ironia sempre suave, profetizou:

– Dentro de dez anos, ninguém mais falará em virtual e real. Ainda se fala disso porque as pessoas continuam assustadas com a novidade, que já vai se fazendo velha e rançosa. Quando isso acontece, a tendência é negar o real. O virtual é o mordomo chamado a depor.

É tudo real. Tão real quanto a imagem da televisão. Tão real quanto a voz saindo do rádio. Tão real quanto a letra impressa no papel. Fiquei esperando que ele continuasse. Era maravilhoso ouvi-lo falar.
Ele saltava de um assunto para outro com certa volúpia:

– Na vida, meu amigo, tudo é questão de legitimação.

– De que está falando agora? –– arrisquei.

Ele bebeu mais um gole. Deu uma olhada pela janela. E disse:

– Do trabalho das ideias, do caminho que se tem de trilhar. Não basta ter uma boa ideia. É preciso lutar por ela. Quanto mais uma ideia contraria o senso comum, mais é combatida e menos legitimação ela encontra. Ter ideias muito boas e diferentes traz sofrimento. Baudrillard teve ideias originais. Escreveu grandes livros. Teve reconhecimento.

A legitimação, porém, não é permanente. Li um texto de um jornal inglês afirmando que não há mais pensamento original na França. Paris já não produziria ideias renovadoras.

– As ideias fazem greve – me dissera Baudrillard.

Foi nossa última conversa pessoal. Ainda falamos por telefone em fevereiro de 2007. Quando publiquei meu livro História Regional da Infâmia, o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras, pensei nele. O combate seria duro e permanente. Os inimigos, ensinavam Jean, usam três estratégias alternadas: ataque, indiferença e deslegitimação pela biografia. Entre tantas grandes frases, Jean nos legou esta: “Esperamos que a inteligência artificial nos salve da nossa estupidez natural”.

Ou esta: “O pior num ser humano é mesmo saber demais e ser inferior ao que sabe”. Na mosca.
-------------------
* Sociólogo. Prof. Universitário. Escritor. Colunista do Correio do Povo
Fonte: Correio do Povo online, 29/06/2015
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário