terça-feira, 19 de outubro de 2010

O gênero da risada

MIRIAN GOLDENBERG*

--------------------------------------------------------------------------------

A mulher não ri tanto quanto gostaria
pela necessidade que tem de mostrar que
é 'séria', responsável,
competente

--------------------------------------------------------------------------------

EM PESQUISA realizada na cidade do Rio de Janeiro, 84% dos homens afirmaram que riem muito, enquanto 60% das mulheres disseram que gostariam de rir mais.
Os homens riem mais em momentos descontraídos com os amigos. Dizem que os amigos criam situações relaxadas, permitindo que sejam espontâneos e brincalhões.
Dizem também que as mulheres reprimem esses comportamentos. Elas se sentem facilmente ofendidas e os acusam de serem infantis, irresponsáveis ou bobos.
Com os amigos, eles podem falar bobagens sem medo de censura. Com as mulheres, dizem, isso é impossível. Já as mulheres dizem que suas risadas são provocadas por namorado, marido, amigos, muito mais do que por outras mulheres.
Para elas, o mais atraente em um homem é o bom humor, a simpatia, a alegria e a capacidade de fazê-las rir.
Quando riem, sentem-se mais bonitas, sedutoras, livres e leves. Uma comissária de bordo de 45 anos diz que cada vez que ri rejuvenesce, libera endorfina e faz uma verdadeira ginástica no rosto, no corpo e na mente. "Botox não deixa rir. É uma estupidez. Rir é uma terapia psicológica e física."
É óbvio que muitas mulheres riem com as amigas. Mas, os dados mostram que gostariam de rir mais. Reclamam que estão sempre ocupadas e preocupadas com filhos, marido, casa, trabalho, aparência etc. Dizem que não sobra tempo, disposição ou oportunidade para se divertirem como gostariam.
As mulheres não riem tanto quanto desejam também pela necessidade de provar que são sérias, responsáveis e competentes. Querem passar uma imagem pessoal e profissional de equilíbrio, confiança e maturidade. No entanto, muitas invejam a liberdade que os homens têm de brincar sem se preocupar tanto com a opinião alheia.
Um fotógrafo de 54 anos diz que o que mais o atrai em uma mulher é a risada. "Dá para fazer a leitura da vida da mulher pelas rugas. Se ela foi amargurada, a boca fica caída. Não importa a quantidade, mas a qualidade das rugas. Uma mulher é linda quando esculpe suas rugas com risadas. Como uma mulher me agrada? Rindo muito e me fazendo rir. Não tem sensação melhor do que dar uma gargalhada. É melhor até do que sexo."
Para homens e mulheres, a risada é uma arma poderosa e irresistível na sedução. Pode-se dizer que a risada é um importante capital no mercado das relações amorosas. E o melhor: é de graça.
--------------------------------------------------------------------------------
* MIRIAN GOLDENBERG, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "Intimidade"(Record)
Fonte: Folha online, 19/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário