domingo, 31 de outubro de 2010

Olhares que curam...


A história de Zaqueu é uma história de olhares…

Há o olhar de Zaqueu, que procurava ver quem era Jesus; correu e subiu a um sicômoro para ver Jesus que devia passar por aí.
Há o olhar de Jesus que, ao chegar a esse lugar, ergueu os olhos…
Há, enfim,o olhar da multidão, que, ao ver tudo isso, recriminava Jesus por ir a casa de um pecador.
Três olhares, tão diferentes uns dos outros! Bem o sabemos: o olhar é uma linguagem além das palavras.
Os nossos olhares falam muito mais do que tantos discursos. As nossas palavras podem mentir, os nossos olhares não.
EM primeiro lugar, reparemos no olhar da multidão. Jesus tinha curado um mendigo cego; ao ver isso, a multidão celebrou os louvores de Deus. Ao ver o maravilhoso, a multidão maravilhou-se. E depois, tudo muda de repente. Após a atitude de Jesus para com Zaqueu, a multidão olha Jesus com hostilidade. Versatilidade das multidões, sem dúvida.
Mas também versatilidade dos nossos próprios olhares. Basta uma coisa de nada para que o meu olhar sobre aquele que estimava mude, quando percebo que ele não era “bem” aquilo que eu pensava!
Em segundo lugar, reparemos no olhar de Zaqueu. Mais do que um olhar de simples curiosidade, é um olhar de desejo. Ele tinha ouvido dizer que este Jesus não falava como os escribas e os fariseus. Além disso, Ele fazia milagres. Não viria Ele da parte de Deus? Então, ele quer ver este rabino que não é como os outros. Mas a sua procura continua tímida. Não ousa avançar demasiado. E eu? Qual é o meu desejo de ver Jesus, de O conhecer? Não sou demasiado tímido quando se trata da minha ligação com Jesus e da minha fé?
Finalmente, há o olhar de Jesus, que ergueu os olhos para Zaqueu. Que viu Ele? Um pecador à margem da Lei, banido por todos? Não, Jesus viu um homem rejeitado por todos, um homem habitado por um desejo, talvez não muito explícito, de ser acolhido por Ele próprio. Viu um homem que não tinha ainda compreendido que Deus o amava, apesar dos seus pecados, que Deus o olhava unicamente à luz do seu amor primeiro e gratuito. Então, Jesus colocou no seu olhar sobre Zaqueu todo este amor que transformou o publicano. E que o salvou!
___________
Comentário: Lc 19,1-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário