Neste ano, a Fundação Mozilla criou o Drumbeat, um projeto marco que pretende ampliar a base das comunidades que estão envolvidas no projeto de código aberto. Asa Doztler, um dos criadores do projeto que deu origem ao Firefox, acredita que a Fundação pode usar a experiência para construir comunidades ao redor do Firefox para outro tipo de projetos.
Nesse sentido, apareceu a P2PU (Peer 2 Peer University), que é um espaço gerado para desenvolver conhecimento. Um desses cursos é o de Open Web / Open Journalism, que pretende juntar programadores com jornalistas para pensar conteúdos para a web.
Outro dos projetos do Drumbeat é o de "Legendas universais", com o qual pretendem organizar um sistema distribuído de traduções para filmes. "Acreditamos que a nossa experiência dos últimos 15 anos poderia ser útil para que outros construam projetos exitosos", diz Dotzler.
Eis a entrevista.
Como foi a relação da Mozilla com os meios?
A Mozilla é toda uma história para contar. E ajudou os jornalistas a entender a web desde 2001. Nem todos diferenciam a Internet da web e o escritório do servidor. Muitos acreditam que as páginas da web estão dentro do Google. A web foi feita para que diversos computadores de diversos sistemas pudessem se comunicar entre si. A ideia era ter um entorno transparente e interoperável. Se perdermos a web, teremos que dar tudo a uma empresa para usar seus serviços e perderemos nossa capacidade de escolha.
E o que você pensa sobre o sistema operativo da Google, Chrome OS, que irá usar um computador só para se conectar aos seus serviços?
Até agora, nem a Microsoft sabe a senha do meu computador pessoal. No entanto, no modelo do Google, para entrar no computador será preciso escrever o usuário e a senha do Google. Isto é, o Google terá controle total do nosso computador. O uso de código aberto do Google é um tanto curioso. O Google é muito fechado para o que lhes dá dinheiro e aberto quando precisam de ajuda. Na Mozilla, somos abertos para tudo o que seja legalmente possível. Propomos um sistema transparente, público e participativo. E não temos uma agenda secreta. Sabe por que a Apple construiu um navegador? Porque senão não ia ter navegador para seu sistema operativo. Sabe porque o Google construiu um navegador? Para ter os dados de seus usuários e vender publicidade contextual. Sabe para que a Mozilla construiu um navegador? Para promover a inovação.
_______________________Fonte: IHU online, 13/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário