sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Júpiter e Plutão

JUREMIR MACHADO DA SILVA*
ARTE PEDRO LOBO

Existiu um gênero chamado roman à clef. Assim mesmo, em francês. Cabia ao leitor usar a chave, decifrar os enigmas, identificar nos personagens pessoas reais. Farei uma crônica à clef. Cada um que tente saber de quem estou falando. Não será fácil. Falarei de um lugar dividido em dois planetas, Júpiter e Plutão. O povo de Júpiter se acha o centro da galáxia. Júpiter, de fato, é grande. Mas seus habitantes são mesmo megalomaníacos. Para eles, obviamente, só Júpiter existe. Plutão, não. Até foi rebaixado. Deixou de ser planeta. Um jupiteriano, quando encontra alguém de Plutão, pergunta complacente: "E aí, por onde tens andado?". Se ouve, porém, a mesma pergunta, fica ofendido e não se contém. Responde assim: "Ora, que pergunta é essa? Em que mundo tu vives, meu?".


Júpiter ignora Plutão. Tem muita gente de Plutão, contudo, que sonha em ir para Júpiter. Todo ano, tem feira do livro num planeta diferente. Gente de Júpiter e de Plutão acaba por se encontrar nalguma mesa. O cara de Júpiter olha para o de Plutão e lasca: "E aí, não vais lançar nada neste ano?". O plutoniano se contrai. Está lançando quatro livros. Como é que o outro não sabe? Ou é sacanagem? Tem plutoniano que cai na rede e dá o serviço. Outros, mais espertos, respondem sorrindo: "Pois é, nada mesmo, estou dando um tempo, acho que larguei". E saem para a sessão de autógrafos lotada. Os jupiterianos estão convencidos de que todo plutoniano é ressentido e invejoso. Os plutonianos acham que todo jupiteriano é autocentrado e meio bobalhão, mesmo ganhando pouco. O jupiteriano se caracteriza por vestir a camiseta da empresa. Acredita que é indispensável. Ama o seu patrão.

O jupiteriano sempre faz perguntas negativas: "Não estás mais escrevendo todos os dias?", "não tenho te lido mais, paraste?", "ainda continuas na luta?". Se alguém diz que não lê o jornal de Júpiter, o jupiteriano exclama indignado: "Só pode ser preconceito!". Não lhe passa pela cabeça que a pessoa possa estar satisfeita com o jornal de Plutão. Jupiterianos, no fundo, são de Marte. Plutonianos são de Vênus. Um jupiteriano legítimo vive com a cabeça nas nuvens. Não por sonhar demais. Por se achar muito elevado. Os plutonianos não tiram os pés da terra. Levam a vida do jeito que ela se apresenta. É muito comum um jupiteriano sugerir a um plutoniano, como algo absolutamente original e revolucionário, que faça uma coisa que o plutoniano fez dois ou três anos antes.
__________________________
* Filósofo. Escritor. Cronista do CP
Fonte: Correio do Povo online, 18/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário