domingo, 21 de novembro de 2010

Jovem quer se sentir valorizado e receber retornos constantes

ENTREVISTA SOFIA ESTEVES*


Sofia Esteves, 49, fundadora e presidente do Grupo DMRH, de recursos humanos, diz que salário está em sétimo lugar na lista de prioridades dos jovens no mercado de trabalho hoje.
Os aspectos mais valorizados pela chamada "geração Y" -dos nascidos de 1978 ou 1980 (não há consenso entre pesquisadores) a 2000- são bom ambiente de trabalho, possibilidade de desenvolvimento profissional e qualidade de vida.
"A empresa tem de investir em tudo isso para reter talentos, além de ter uma boa comunicação com os jovens", diz Esteves, uma das mais prestigiadas no mercado.
A seguir, trechos da entrevista exclusiva à Folha:

(CAROLINA MATOS)

Encontro de gerações
Os gestores mais velhos, de 50 ou 60 anos, têm dificuldade de entender os funcionários mais jovens, de 20 ou 30 anos. E, muitas vezes, rotulam esses profissionais como a geração "I": de imaturos, insubordinados e infiéis.
Sim, eles são mais imaturos, por causa da superproteção dos pais e também porque chegam mais tarde ao mercado de trabalho. Mas eu costumo dizer que existem mais "is" nessa lista.
Essa nova geração é, por exemplo, mais inteligente que as anteriores no que diz respeito à tecnologia, à inovação. E também em relação à liberdade que os jovens se dão de falar o que pensam.
Nós, que pertencemos às gerações anteriores, aprendemos a não reclamar quando estamos infelizes.
O comportamento menos formal de hoje é visto pelos chefes mais velhos como desrespeitoso. Mas é tudo questão de comunicação.
Os jovens tratam os outros como iguais. Foram educados na escola a chamar a professora de "tia". E essa liberdade acaba sendo trazida para o ambiente de trabalho.
Muitas vezes, o conteúdo do que o jovem critica está correto; o problema é a forma. Quando o gestor percebe isso, não estamos mais falando de conflito, mas, sim, de encontro de gerações.

Reter talentos
Para reter talentos, além de aprender a se comunicar melhor com os jovens, as empresas têm de investir em aspectos importantes para esses funcionários.
A nossa pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens de 2010, feita com 35 mil universitários brasileiros, mostra que, pela primeira vez em nove anos, o salário apareceu em sétimo lugar entre as prioridades da "geração Y" no mercado.
A primeira razão apontada para escolher determinada empresa foi o bom ambiente de trabalho.
Depois, veio a possibilidade de desenvolvimento profissional. E, em seguida, apareceu qualidade de vida.
Em 2008, salários e benefícios vinham em primeiro lugar na preferência dessas pessoas. E bom ambiente de trabalho não era um item que aparecia entre os cinco motivos mais citados.
Isso representa uma grande mudança de prioridades.

Mais valor
Com os principais aspectos atendidos, 30% dos entrevistados disseram que permaneceriam na mesma empresa por mais de 20 anos.
Cinco anos atrás, esses 30% diziam que o tempo adequado para ficar no emprego seria dois anos no máximo.
As empresas têm de investir em treinamento e salários adequados para que o jovem se sinta valorizado. E dar retorno sobre o trabalho que estão realizando e os motivos desta ou daquela decisão.
O raciocínio é simples: faça pelo outro o que você gostaria que fizessem por você.

Ponderação
É preciso que o gestor delegue responsabilidades aos jovens e os ensine a serem mais ponderados, a refletir.
Aos poucos, a "geração Y" vai percebendo que problemas existem em qualquer empresa e que não adianta ficar pulando de galho em galho. A solução é enfrentar os problemas e se apresentar como parte da solução.
Os jovens são dispostos a aprender, ligados em novidades e se dedicam muito ao trabalho. Basta que eles se sintam valorizados.
Escola
A renovação e o treinamento dos gestores para lidar com os jovens também têm facilitado o diálogo.
O maior problema está na escola, que, de maneira geral, ensina o aluno a ter uma posição passiva e não está preocupada em aproximá-lo do mercado de trabalho.
____________________
* DIRETORA DE RH DIZ QUE AMBIENTE DE TRABALHO É PRIORIDADE PARA "GERAÇÃO Y"
Fonte: Folha online, 21/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário