Campanha
de financiamento coletivo quer levantar US$ 1 milhão para oferecer hambúrgueres
aos fiéis
RIO
— A redução no número de frequentadores em igrejas é uma realidade nos EUA, e,
para tentar atrair mais público, uma campanha de financiamento coletivo
pretende atrair mais fiéis oferecendo hambúrgueres com fritas. O projeto
McMissa (McMass, em inglês) quer levantar US$ 1 milhão em contribuições pelo
site Indiegogo para bancar a abertura de uma filial do McDonald's em uma
igreja.
“Combinando
uma igreja com o McDonald's nós podemos criar uma igreja popular,
autossustentável e engajada com a comunidade”, diz o texto de apresentação do
projeto, liderado por Paul Di Lucca, que trabalha na agência Lux Dei,
especializada em criação de marcas para igrejas.
Segundo
o projeto, apenas nos EUA, cerca de 3 milhões de pessoas deixam de frequentar
igrejas por ano, e, em 2013, 10 mil paróquias fecharam as portas naquele país.
Por outro lado, o McDonald's serve 70 milhões de refeições todos os dias,
atraindo 9 milhões de famílias aos restaurantes da rede.
—
O cristianismo é incapaz de capturar públicos modernos — disse Di Lucca, à
emissora NBC. — Existe uma falta de inovação e ‘design thinking’ nas
comunidades paroquiais.
Segundo
Di Lucca, as igrejas são pontos ideais para a abertura de novas filiais da
marca, já que elas precisam de uma fonte de renda para se sustentarem, precisam
de público e possuem linda arquitetura e boa localização.
“Esses
atributos são desperdiçados sem um público”, afirma Di Lucca. “Nós precisamos
resolver esse problema rapidamente ou as comunidades paroquiais como conhecemos
vão deixar de existir. É hora de as igrejas se unirem ao empreendedorismo”.
Até
o momento, a campanha prevista para ser encerrada em 16 de janeiro de 2015
arrecadou meros US$ 192. Em troca das contribuições, o projeto oferece brindes
que vão desde um “Amém” — para doações de US$ 1 — à colocação de um tijolo com
o nome do doador em uma parede da primeira filiam da McMissa — doações acima de
US$ 1 mil. A igreja escolhida para receber a filial do McDonald’s só será escolhida
caso a campanha seja bem-sucedida.
-----------------------
Fonte: Jornal o Globo online, 01/12/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário