quinta-feira, 4 de março de 2010

Como ficar acordado em reuniões chatas

O barulho da rua também ajuda a despertar os neurônios. Além disso, se tiver sorte, uma rajada de vento pode estapear seu rosto e terminar de acordá-lo.

por Rita Loiola

Acredite, é fácil enfrentar reuniões longas e tediosas sem sucumbir ao sono. Aprenda as técnicas do passo-a-passo seguinte (calma, são curtinhas e nada sonolentas) e, depois, pode dar adeus à tortura de manter os olhos abertos.

Injete cafeína
Encontre uma cadeira próxima à mesinha do café e fique por ali. A cafeína é um estimulante que inibe a adenosina, substância que dá a sensação de sonolência. Se não houver café por perto, Coca-Cola, chá-mate ou chocolates também ajudam, mas com menos entusiasmo.

Esfrie o sangue
Vá ao banheiro e jogue água gelada na nuca e ao redor das carótidas (artérias na região anterior do pescoço). O frio vai contrair os vasos sanguíneos, forçando o coração a fazer mais esforço para bombear o sangue. Isso aumenta a freqüência cardíaca e deixa o corpo desperto.

Faça polichinelos
Ainda naquela saída estratégica para o banheiro, veja se ninguém está olhando e faça... polichinelos. Uns 20 já ajudam a despertar. Os exercícios aeróbicos proporcionam descargas de adrenalina e hormônio que aumentam a frequência cardíaca e acordam o corpo cansado.
Sinta o ar

Escancare as janelas e deixe a luz entrar. A claridade estimula o núcleo supraquiasmático do organismo e o deixa alerta. O barulho da rua também ajuda a despertar os neurônios. Além disso, se tiver sorte, uma rajada de vento pode estapear seu rosto e terminar de acordá-lo.

Cheire hortelã


Tire do bolso um raminho de hortelã e aspire. Aromas herbáceos, como menta e eucalipto, oxigenam o cérebro e animam neurotransmissores. Se achar que o porte da erva lhe dará problemas, um lencinho com gotas de óleo essencial de hortelã fazem o mesmo papel.


E MAIS:

Controle a agenda

Marcar reuniões para depois do almoço é pedir para que as pessoas durmam. Por volta das 14 h, o metabolismo do nosso organismo está mais lento. A temperatura do corpo cai e a sonolência é maior. Além do mais, concentrar-se após uma refeição é prova de fogo.

Use a sabedoria oriental

Não adianta bater no rosto. Os ori en tais ensinam a acordar pressionan do o indicador entre o lábio e o na riz. Também vale apertar o polegar na borda dos punhos, na linha do dedinho. Se o chefe ainda estiver fa lando grego, massageie o espaço en tre as sobrancelhas.
_____________________________________________________
Fontes: Clínica Carlos Bacelar, Instituto do Sono, Clínica Kan Tui (Pedro Paulo Camargo, especialista em medicina chinesa e fisiologia do esporte), By Samia (Samia Maluf).
Postado por Revista Super Interessante online, Acesso 04/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário