sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Três estratégias para a fusão entre ciência e espiritualidade

Hiroshi Tasaka*

"Ciência e espiritualidade chegarão a se assemelhar uma à outra,
misturando-se entre si e fundindo-se
 em um 'algo' maior e melhor.*"

Qual a coisa mais importante que vai acontecer no século XXI? A fusão da ciência e da espiritualidade. Isso vai acontecer. Por quê? Porque este mundo em que vivemos muda, desenvolve, progride e evolui de acordo com uma lei determinada: a Lei de Interpenetração da Dialética. Essa lei, defendida pelo filósofo alemão Georg Hegel, nos ensina que "as coisas que se opõem e competem entre si chegarão a se assemelhar umas às outras". Se essa lei hegeliana estiver correta, ciência e espiritualidade chegarão a se assemelhar uma à outra, misturando-se entre si e fundindo-se em um "algo" maior e melhor.
Assim, duas questões surgem em nossas mentes: como essa fusão vai acontecer? E como podemos promover essa fusão? Esta última questão é particularmente de grande importância no século XXI, porque agora, no começo deste século, tanto ciência quanto a espiritualidade são confrontadas com suas limitações. Por isso, eu gostaria de propor três estratégias para promover a fusão entre ciência e espiritualidade.

Estratégia 1: Ensinar ciência moderna na comunidade religiosa (Abordagem das Ciências Naturais)
Quando ficamos sabendo das mais recentes descobertas da vanguarda da ciência moderna, um sentimento de admiração naturalmente vem à nossa mente. Por exemplo, de acordo com os últimos conhecimentos científicos, este universo foi criado a partir de um "vácuo quântico" há 13,7 bilhões de anos. No começo, o vácuo quântico criou um imenso número de bolhas que são chamadas de "universos bebês". E a maioria dos universos bebês desapareceu logo após seu nascimento. Mas entre esses inúmeros universos bebês, o universo em que vivemos milagrosamente sobreviveu.
O sentimento de admiração naturalmente vem às nossas mentes quando ficamos sabendo desse fato científico sobre a criação do universo, e esse sentimento de admiração é indispensável para uma mente religiosa e para a espiritualidade. Portanto, ensinar a ciência mais recente é uma das melhores formas de as pessoas adquirirem uma mente religiosa e a espiritualidade no mundo de hoje.

Estratégia 2: Aprofundar a psicologia moderna por meio da sabedoria das religiões tradicionais e da espiritualidade (Abordagem das Ciências Humanas)
A questão mais importante para a ciência da psicologia no século XXI é: "Quem sou eu?". Para responder a essa profunda questão, precisamos explorar as profundezas da nossa mente, especialmente o mundo do subconsciente defendido por Sigmund Freud, e o mundo do inconsciente coletivo defendido por Carl Jung. Mas a sabedoria das religiões tradicionais e da espiritualidade já explora tais mundos ao longo dos últimos milhares de anos. Por exemplo, o budismo explora o mundo do inconsciente coletivo por meio das noções de manas-vijñāna (a sétima consciência) e de ālaya-vijñāna (a oitava consciência) por milhares de anos. Então, precisamos aprofundar a psicologia moderna por meio da vasta sabedoria das religiões tradicionais e da espiritualidade promovida ao longo da sua longa história.
Por isso, uma pergunta importante surge em nossa mente: onde podemos encontrar e observar o mundo do inconsciente coletivo? Nas comunidades da Internet. Se olharmos para as comunidades da Internet, podemos ver e sentir o mundo do inconsciente coletivo das pessoas. Além disso, nas comunidades da Internet, podemos expressar diferentes aspectos de nós mesmos, múltiplas personalidades, usando "avatares" ou sendo anônimos. E essa é uma boa maneira de encontrar a resposta para a profunda questão: "Quem sou eu?".

Estratégia 3: Criar um novo princípio econômico por meio da combinação da revolução da Internet e da sabedoria da compaixão das religiões tradicionais e da espiritualidade (Abordagem das Ciências Sociais)
O capitalismo moderno tem se baseado na "economia monetária", que se refere às atividades econômicas de pessoas motivadas pela aquisição de dinheiro. Essa é a razão pela qual o capitalismo moderno tende a estimular a mente voraz das pessoas e tende a se tornar o chamado "capitalismo voraz".
Mas a revolução da Internet, que começou em 1995, reviveu um velho princípio econômico chamado "economia do dom" ou "economia voluntária", que se refere às atividades econômicas de pessoas motivadas pela satisfação da mente, por meio, por exemplo, do afeto e da compaixão por outras pessoas. Por isso, se combinarmos a revolução da internet, a ciência econômica moderna e a sabedoria da compaixão das religiões tradicionais e da espiritualidade, seremos capazes de criar um "capitalismo da compaixão" no século XXI.
Essas são as três estratégias que proponho a fim de promover a fusão da ciência e da espiritualidade. E essa não é apenas uma visão ou estratégias para o futuro. Esse é um movimento que já está começando a acontecer no mundo.
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* A opinião é do poeta e economista japonês Hiroshi Tasaka, professor da Universidade de Tama, em Tóquio, e fundador do SophiaBank, rede de grupos de ideias dedicados ao fomento de empreendedores sociais. O artigo foi publicado no sítio The Huffington Post, 28-09-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

FONTE: IHU online, 01/10/2010

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