quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ADÉLIA PRADO - Frases assinaladas

"Sei que sofrimento neste mundo é fazenda de todos, mas tendo Justiça, meu Deus, ao menos miséria some, ao menos ninguém vai ter susto de ser preso à toa, de apanhar sem poder dizer essa boca é minha, explicar, de pé feito homem, se tem culpa ou não. Culpa eu tenho demais. E medo" (p.63)
"Gente pobre e da roça não usa luxo de massa de tomate, mas faz o macarrão branco mais gostoso deste mundo" (p.161)
"A única coisa que faço sem pressa, até hoje, é namorar. Namorar e sofrer. Nisto sou mestra e ninguém me passa. Eu mesma não entendo minha enormíssima paciência de ficar à toa, só pensando, pensando e sentindo. Produzo angustia e felicidade. Tenho o dom de combinar fragmentos de qualquer coisa para formar outras, que por sua vez formam outras e outras. Nesse trabalho gasto tempo com gosto. As horas passam e não vejo" (p. 178).
"É: todo ser é belo. É: tudo é tão transitório, desafadiguemo-nos. É a unidade de tudo num relance apanhada". (p.229)
"As palavras são lâminas de dois gumes, é falar e sujar-se" . (p.233)
" É verdade, experimento o ruim e acho que o mundo desabou". (p.237)
"Cair é bom, é Deus quem deixa, pra gente não ficar presumida, senão vamos pensar que a nossa fortaleza provém de nós" (Idem).
"Tenho medo de dor, não sei se quero ser curada, não sei se darei a vida, mas tem amor no meu coração" (p.272)
"Só o rigorosamente necessário é espontâneo". (p. 295)
" Deus se esconde com tal força, não há como não vê-lo". (p.300)
"Amo o silêncio e tenho o inferno por lugar dos ruídos". (p.301)
"Vou pegar Nossa Senhora, esquecer de Deus um pouco". (p.311)
"A criaçao é menor que o Criador, Ele é maior que a obra de Sua mão. Artista é Deus às avessas...
O que ele faz lhe suplanta, por isso gosto de escrever poéticas, não respondo por elas, recito-as como a oracúlos, oráculos de Yahvé o deus terrível, o deus literal". (p.323)
"Que linda é minha vida! Dava um filme com orçamento baratíssimo, um filme de arte". (p.326)
"Nunca esconder minha idade pode ser puro orgulho". (p.329)
"Em círculo voaram os três urubus num entrevôo magnífico, o pai, o filho, o espírito santo, estávamos encantadas com aquele vôo alto e perfeito". (p.336)
"Deus é amor tem tão alta frequência que não se percebe. Só a alma escuta, só alma depois dos desenganos". (p.343)
"A vida prosseguir é engraçado e triste, é humano, dramático apenas, querer mais é orgulho". (p.345)
Oh mistério, abro-me à vida, um homem é um homem. Quero o autor da vida, o fabricante do homem". (Idem).
"Até o consolo da reza Deus me tira". (p.349)
"O mal está em querer compreender. O mais absurdo é: exito". (p.357)
"Tudo na vida é mais fácil do que se imagina". (p.371)
"Deus, que confusão, acredito mais nele que no papa". (p.375)


(Do livro: PROSA REUNIDA, Adélia Prado, SP, Siciliano, 1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário