terça-feira, 11 de novembro de 2008

Religião como cultura


A cada um a sua resposta. A minha é que, certo, em todas as religiões, a “busca de Deus” é criação de cultura. Mas também muitas outras coisas compreendem “a arte pela arte”. De minha parte, não há nada de monge, não busco Deus. Historiador e sociólogo, pratico livremente “o agnosticismo metodológico” e, prezado Olivier Abel, sou como os “intelectuais franceses”: “A religião me interessa como cultura”.Qual é agora a minha “referência protestante”? Não de buscar a Deus, mas de crer que Deus me busca e de chegar, de vez em quando, a silenciar para escutá-lo.
(Jean Baubérot, titular da cátedra de “História e sociologia da laicidade”, da École Pratique des Hautes Études (EPHE) da qual é presidente honorário, comenta o discurso do papa Bento XVI, feito em Paris aos intelectuais franceses, em artigo publicado pelo revista Réforme de 25 de setembro de 2008.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário