terça-feira, 18 de novembro de 2008

YOU TUBE, O ESPIÃO DA PORTA AO LADO


Gostaria de saber o que o seu vizinho de casa está assistindo pelo computador? Interessa-lhe conhecer quais vídeos os moradores do seu condomínio estão vendo neste momento? É possível. Basta conectar-se ao YouTube. Sim, porque a empresa norte-americana colocou na Internet uma versão de teste de um novo serviço que permite conhecer, em tempo real, quais vídeos do YouTube são vistos pelas pessoas que têm computadores ligados, ao mesmo momento, perto do seu PC.

A reportagem é de Ernesto Assante, publicada no jornal La Repubblica, 16-11-2008. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Como funciona? Integrando as informações do YouTube com as do Google e dos seus mapas, por meio de um mecanismo de geolocalização. A palavra parece difícil, mas na realidade indica simplesmente um sistema que permite identificar sobre um mapa a posição de um computador conectado à Internet ou de um aparelho móvel ligado à rede telefônica. Mas também de transmissores Rfid (por exemplo, etiquetas para identificar animais), de pontos de conexão wi-fi ou as coordenadas de um Gps. Na prática, o nosso computador, quando é ligado e conectado à rede, tem um endereço IP que o identifica e que permite, se necessário, saber também de qual ponto da rede ele transmite e recebe informação. O Google já utiliza esses dados quando nós usamos o software do Google Maps, para localizar o ponto em que estamos. A novidade – publicada pela revista Wired – é a integração com o YouTube, a possibilidade de saber quais outros computadores próximos ao nosso estão ligados e, se naquele momento estão conectados ao YouTube, quais vídeos estão vendo.

Um passo a mais, enfim, rumo à realização prática do pesadelo do Big Brother? Não exatamente, porque as informações que o YouTube torna públicas não permitem que se identifique, de alguma forma, quem está conectado naquele momento, mas apenas a área geográfica. A privacidade, no fim, deveria ser tutelada, até porque, para obter informações mais precisas sobre os endereços IP, faz-se necessário ter autorização da parte da magistratura.

A geolocalização está vivendo um grande desenvolvimento por causa da difusão dos mapas interativos, seja pelo computador ou pelos telefones celulares e navegadores satelitais. É com esse sistema que são transmitidas aos usuários informações sobre áreas visitadas, sobre restaurantes, os lugares a se visitar, os museus ou ainda outra coisa, de acordo com as palavras procuradas. E tecnologias semelhantes já estão integradas em muitos serviços web e telefônicos.
O sistema do YouTube e do Google é uma novidade curiosa, que reúne geolocalização e entretenimento, com resultados que agora ainda são impossíveis de prever. Será interessante para os publicitários, até porque permite enriquecer os dados que o YouTube já oferece agora em sua programação. Enquanto até hoje era possível saber o que era visto pelos usuários em um determinado momento, agora será possível também saber de onde, o que permitirá que os anunciantes de YouTube mirem principalmente os seus investimentos.

http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=18315 -18/11/2008

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