Stephen Covey
Uma das maiores autoridades em desempenho humano da atualidade esteve no Brasil neste mês de novembro para participar do HSM Management 2008.
O americano Stephen Covey é autor de várias obras relacionadas à administração de carreira, entre elas o best-seller "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", Editora Franklin Covey - tido como livro de negócios mais influente do século XX.
Na visita, em que apresentou duas palestras durante o principal encontro de executivos e empresários do país, ele aproveitou para lançar também o novo trabalho: "O Oitavo Hábito".
O Jornal Carreira & Sucesso esteve presente no evento da HSM em São Paulo, ouviu Covey e compartilha agora com vocês, leitores, os ensinamentos preciosos passados por ele!
Era Industrial X Era do Conhecimento
Nas duas palestras que apresentou, Covey falou claramente sobre o que mais entende: eficácia. Para isso, baseou o discurso nas diferenças básicas entre grandes períodos da nossa história quando o assunto é trabalho:
a Era Industrial (a partir da Revolução Industrial) e
a Era do Conhecimento (atualidade).
Para entendermos, o palestrante apontou de maneira bastante visual uma comparação:
Era Industrial
Filosofia = Controle
Liderança = Posição, autoridade formal
Cultura = Centralizada no chefe
Pessoas = Despesas
Motivação = Externa
Gerenciamento = O chefe é responsável por tudo
Era do Conhecimento
Filosofia = Talentos desencadeados
Liderança = Escolha, legitimada
Cultura = Times, complementaridade
Pessoas = Vozes ativas
Motivação = Interna, inspiração
Gerenciamento = A cultura, os grupos, os times são responsáveis por tudo
Para Covey, os principais problemas tanto das organizações quanto dos profissionais é ainda pensar fora de época. Separamos, então, com base nesse pensamento, as principais declarações do especialista para você:
Pensamento no passado
"Muitas de nossas práticas ainda são da Era Industrial. A Era Industrial já foi. Estamos na era do trabalho, da inovação e do conhecimento. E essa Era será 50% mais produtiva!", disse ele.
Poder de escolha
"Na era industrial, empregados são subordinados, atualmente devem ser voluntários, associados, parceiros. Gerenciamos coisas, mas lideramos pessoas, as quais têm poder de escolha.
E é a primeira vez que as pessoas podem escolher e se autogerenciar. As pessoas escolhem o quanto vão se entregar ao trabalho. Isso depende de quatro fatores: corpo, coração, mente e espírito, algo que ninguém compra. Para ter esses quatro fatores, comece perguntando ao seu profissional: o que você gosta de fazer e faz bem?
Gerentes, por tudo isso, é preciso mudar: ‘como recrutar’, ‘como remunerar’, ‘como dar benefícios’ urgente."
Liderança
"Liderança não é posição. Quem foi o maior líder da Índia? Gandhi. E qual era o cargo dele? Nenhum. Os grandes líderes trabalham sob quatro aspectos: esclarecer propósitos, inspirar confiança, alinhar sistemas e liberar talentos. Assim, dão voz a todos, exercendo uma liderança de complementaridade. Não é necessário mais ficar supervisionando ninguém."
Objetivos claros
"Por que as pessoas não alcançam os objetivos propostos? Porque muitas pessoas nem conhecem esses objetivos! Todo mundo sabe o que está acontecendo dentro da empresa? Todo mundo sabe as respostas para as perguntas? Informação transparente é o maior desinfetante dentro das empresas, além de alavancar crescimento."
Os 7 Hábitos da Pessoas Altamente Eficazes
1 - Seja proativo, responsável pela sua vida
2 - Comece com o objetivo em mente, defina sua missão e metas
3 -Primeiro o mais importante, priorize!
4 -Pense Ganha-Ganha, tenha atitude de que todos podem ganhar
5 -Procure primeiro compreender para depois ser compreendido, ouça as pessoas atentamente
6 -Crie sinergia, trabalhe junto para conseguir mais
7 - Afine o instrumento, renove-se regularmente
(Reportagem de Letícia Fagundes in Catho online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário