segunda-feira, 17 de novembro de 2008

YOU TUBE É O CANAL


Cid Andrade

Semana passada falei do Obama, e do quanto o uso da Internet lhe foi fundamental. Só no You Tube foram 1.800 vídeos publicados por conta de sua campanha, e graças a possibilidade de republicar estes vídeos em outros sites, obteve-se uma distribuição plena pela internet.


Além dos vídeos "sérios", brincadeiras como o vídeo da Obama Girle o Dance Offcom o desafio de break dance entre Obama e John McCain amealharam milhões e milhões de espectadores nos EUA e no mundo.


No entanto a coluna desta semana nem é exatamente para falar do Obama, e sim do próprio You Tube. Pois se Obama tirou vantagem do You Tube, este último está vendo sua importância e relevância aumentar (ainda mais) graças ao novo presidente.


Marcando definitivamente o inicio de uma nova era na comunicação de massa, Obama anunciou semana passada que vai passar a usar o You Tube para veicular seu programa semanal – canal direto da Presidência com seus eleitores – que também será veiculado em seu site oficial, Change.gov.


Até pouco tempo atrás o You Tube era visto como algo que se somaria à televisão tradicional, mas que jamais roubaria da TV o posto de principal veiculo de comunicação audio-visual de massa. Lei do engano. A compra do site pelo Google tem acelerado um processo que muitos já previam: o You Tube será concorrente da TV, ele aos poucos tem se tornado a TV.


Prova disso é que o Google já começou a negociar com os estúdios de Hollywood para que em breve o You Tube possa passar filmes inteiros, o que hoje é um dos principais produtos televisivos de praticamente toda emissora – cujos filmes garantem uma parcela significativa da audiência e por consequência das verbas publicitárias.


O rumor é que o Google esteja preparando um player especial, em alta resolução e formato widescreen, além de novos espaços e formatos publicitários. A previsão é de que este "You Tube Cinema" entre no ar em dentro de aproximadamente três meses.


O debate jurídico para o desenvolvimento deste tipo de produto é delicado: não será permitido republicar o vídeo em blogs e sites, e muito provavelmente haverá um bloqueio geográfico para limitar a visualização apenas nos países onde os direitos autorais estiverem resolvidos.


De qualquer forma, com ou sem cinema, o You Tube hoje reina tranquilo: sucesso absoluto de audiência, com 49% do mercado americano, contra 6% do segundo colocado, o Yahoo.


Se você quer ser visto, ou precisa dar visibilidade ao seu produto, o You Tube é passagem obrigatória. Mesmo se você for o todo-poderoso presidente dos EUA.


http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/clipatexto.asp?pg=jornaldobrasil_117589/98639# Cibermundo - 17/11/2008

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