terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O movimento anti-homem

Ivan Martins*
Cena do filme VOLVER, do Almodóvar

No dia de Natal revi Volver, do Almodóvar, na casa da minha mãe. Confirmou-se a impressão que eu já tinha: o filme é um majestoso manifesto anti-homens. As mulheres são criaturas coloridas, dignas, corajosas e lutadoras. Os homens são canalhas inúteis e sombrios, que estupram ou tentam estuprar as próprias filhas. Merecem ser mortos. E são.
Almodóvar não está sozinho.
Cenas do filme Minhas mães e meu pai
O filme americano Minhas mães e meu pai, da diretora Lisa Cholodenko, sugere coisa parecida. Apresenta um casal de lésbicas com dois filhos adolescentes que entra em convulsão quando o menino e a menina conhecem o sujeito que doou o sêmen para que eles fossem concebidos. Essa presença masculina arrebenta a família. Ao fim do filme, o “doador de sêmen” (para que mais servem os homens?) é expulso como um invasor destrutivo, um germe egoísta e inconsequente.
Esses dois filmes fazem parte do que eu identifico como um movimento de ataque ao masculino. Homens são violentos, homens são egoístas, homens são negligentes. Homens têm de ser educados e domesticados pelo bem da sociedade. Homens têm de ser controlados.
Será mesmo?
Ontem eu comecei a ler a biografia de Barack Obama, escrita pelo jornalista David Remnick. Chama-se A Ponte, e foi publicada pela Companhia das Letras. Ali se aprende que o pai do presidente dos Estados Unidos era um economista queniano que caberia direitinho no perfil de homem-bicho-papão. Um sedutor ególatra e falastrão, ele enganou três mulheres, casou com as três, fez filhos com todas e não cuidou de ninguém além dele mesmo.
Como ele, há milhões de homens soltos pelo mundo, vários deles na nossa vizinhança geográfica e existencial.
Então eu penso no Obama filho, que parece ser um pai amoroso, um marido dedicado e um cidadão preocupado em transformar o mundo em que vive. Ele é da minha geração, que mudou muito em relação à geração dos nossos pais. Os homens mais jovens, de 20 e 30 anos, estão literalmente reinventando as relações de família – são presentes, participativos, envolvidos de modo prático e afetivo com a casa e os filhos. São os homens novos, sobre os quais eu já escrevi nesta coluna.
É injusto tratar esse macho solidário como se ele fosse o mesmo predador social das gerações anteriores. Injusto e incorreto.
Tenho a impressão de que por trás desse discurso antimasculino existe (além da incompreensão da mudança) o ressentimento e o medo provocado por um fato da vida: os homens vivem há mais tempo e de forma muito mais profunda a sua própria liberdade. Têm há séculos o poder de escolher o que fazer com a própria existência, de forma radical. Isso está impregnado na cultura masculina.
Ao contrário das mulheres, que têm vivido cercadas por amarras sociais e biológicas, os homens sempre puderam ficar no casamento ou sair andando. Cuidar dos filhos ou virar as costas. Dedicar-se à família ou encher a cara. Arar o campo ou esmolar na rua. Homens puderam ser Buda, Stalin ou Paulo Leminski. Ou ninguém.
"O que vale são escolhas feitas em liberdade
e relativo destemor. Os homens têm vivido
com isso há muito tempo.
Agora as mulheres estão chegando
à mesma situação."
Essa liberdade faz dos homens seres humanos menos previsíveis e muitas vezes menos responsáveis do que as mulheres. Assustadores, às vezes.
Quem era o pai do bebê que a garota de Belém jogou no quintal do vizinho na noite de Natal? Ninguém pergunta. Para todos os efeitos, o bebê era apenas dela. A maternidade é um fato biológico, enquanto a paternidade (até mesmo isso) pode ser apenas uma escolha social.
Algum filósofo já disse que o valor moral das virtudes obrigatórias é baixo. O que vale são escolhas feitas em liberdade e relativo destemor. Os homens têm vivido com isso há muito tempo. Agora as mulheres estão chegando à mesma situação.
Suspeito que a compreensão mútua vai melhorar. Os homens parecem estar abraçando de forma voluntária as responsabilidades históricas das mulheres, enquanto as mulheres exploram com menos temor a liberdade que agora pertence a elas.
Já não me parece o caso de insuflar um movimento antimasculino. Precisamos de um movimento por seres humanos solidários e responsáveis. De qualquer sexo. De todos os sexos.
___________________________
*É editor-executivo de ÉPOCA
Imagem captadas na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário