sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A CINEFILIA NA ERA DA INTERNET


O que têm em comum o fechamento da videolocadora da esquina de casa, em São Paulo, e o lançamento nos EUA daquela que será a última edição do mais popular dicionário de filmes do planeta? Primeiro, a mesma razão: ambos modelos de negócio foram transformados em cinzas pela internet.

Localizada em Higienópolis, a HM Home Video já fazia parte do cotidiano do bairro quando para cá me mudei no começo dos anos 2000, em dois movimentados endereços, de um total de quatro lojas da rede. A matriz que eu frequentava reunia cerca de 15 mil títulos, com um perfil diferenciado, apostando tanto nos últimos grandes lançamentos dos estúdios hollywoodianos quanto numa coleção de clássicos do cinema, filmes de arte, documentários e títulos nacionais. O único similar paulistano é agora a 2001 Video.

Com suas amplas coleções de Buñuel e Kurosawa, Bergman e Fellini, John Ford e Billy Wilder, para ficar em poucos exemplos, era natural encontrar rotineiramente na HM Home Video com cinéfilos como o diretor Carlos Reichenbach (1945-2012). O fechamento da segunda locadora do bairro, há seis meses, já acendera o sinal amarelo. Um mês atrás, uma placa de “Passa-se o Ponto” jogava a toalha.

“Mantivemos aberto muito além do limite”, confessou-me na semana passada um dos sócios, Hermínio Paschoal Filho, em meio à liquidação de cópias que levou compradores a esvaziar num par de dias as estantes meticulosamente preenchidas durante 27 anos. “Foi como uma nuvem de gafanhotos”, me disse a gerente, Magali Hamaoka.

Em 2007, o fim das atividades em lojas físicas da sucursal brasileira da gigante americana Blockbuster, o que no final do ano passado repetiu-se nos EUA, foi o primeiro grande símbolo do fim de uma era. Uma nova forma de consumo impôs-se rapidamente no mercado, por meio de operadoras de streaming digital de filmes como a Netflix e a multiplicação dos canais de TV por assinatura e suas crescentes plataformas digitais.

No fecho de uma bela crônica na “Folha” em 18 de agosto passado, Leão Serva foi certeiro em destacar uma dimensão para além da cinematográfica do fechamento da locadora: “como será a vida sem locadoras, esse espaço público de afeto que se esvai”? Seu texto lembrou-me um comentário com a sensibilidade habitual de Fernando Gabeira num de seus primeiros livros após a volta ao Brasil, quando indagava quem faria, no balanço da repressão e do exílio, o inventário dos afetos perdidos, dos encontros, beijos e abraços para sempre brutalmente inviabilizados.

No incessante cotidiano das metrópoles contemporâneas, com a esfera do trabalho invadindo ininterruptamente o cotidiano privado por meio da vida 24 horas online dos smartphones e tablets, somado ao severo agravante no caso brasileiro da violência urbana disseminada, videolocadoras e livrarias representam oásis de sociabilização. Reencontros casuais e interações com desconhecidos quebram a rigidez das agendas e dos restritos círculos de amigos, familiares e colegas de trabalho. Com a progressiva desativação destes pontos de encontro, impera cada vez o enclausuramento em torno do novo totem: as grandes e pequenas telas frente às quais nos isolamos dentro de casa.

Do ponto de vista da cultura cinematográfica, sem temer soar como um dinossauro reclamão, tampouco sou otimista frente a aparentemente avassaladora oferta online. Creio que perdemos tanto em diversidade quanto em qualidade.

Nem mesmo a Netflix americana, que desembarcou na França nesta semana, apresenta um cardápio minimamente comparável a de uma videolocadora antenada com o público mais cinéfilo. Não apenas por razões legais, éticas e estéticas, o acervo online de cópias piratas tampouco representa uma alternativa. Além disso, por melhor que seja sua conexão com a internet e mais avançado seu “home theater”, tenho dúvidas de que a curto prazo teremos por aqui uma experiência como espectador tecnicamente próxima a hoje possível com as cópias em blu-ray.

Deve-se também à internet a extinção do “Movie Guide” anual do crítico americano Leonard Maltin. Aquela que será sua última edição, com 1632 páginas e cerca de 16 mil resenhas breves, acabada de ser lançada nos EUA (Signet, US$ 16,44). Sua primeira edição datava de 1969, quando Maltin contava apenas 18 anos. Em 1978, seu dicionário de filmes tornou-se bienal e, em 1986, um evento editorial a cada começo de outono americano.

“Uma geração inteira cresceu acostumada a buscar toda sua informação em seus celulares ou computadores”, explicou Maltin em entrevista a Pete Hammond, um dos tradicionais colaboradores do guia, publicada sintomaticamente no site “Deadline Hollywood”. “Não são estes os consumidores potenciais de livros físicos de referência. Nossas vendas declinaram radicalmente nos últimos anos”.

Nada que surpreenda, com a facilidade de pesquisas online em sites especializados como o IMDb, gerais como Wikipedia e numa infinita blogosfera. Maltin já adiantou que não incluirá o “Movie Guide” nesta onda, pois seu estilo de “resenhas e informações concentradas” foram desenvolvidas para o formato livro. “A internet tem um imperativo diferente e regras distintas”.

São mais sutis as as razões para lastimar-se o fim do “Movie Guide”. Como espectador cotidiano e crítico profissional, eu preferiria continuar combinando os dois modelos de pesquisa, somando a hierarquização subjetiva do guia de papel à multiplicidade informativa da internet. Perde-se online, por outro lado, uma vantagem colateral: a leitura aleatória, com o correr dos olhos pela mesma página impressa, dos verbetes para outros filmes que não aquele especificamente pesquisado.

Uma última razão, reconheço de pronto, é eminentemente pessoal: a bibliofilia. Sou fascinado pela fisicalidade do objeto livro, pelo contato tátil com o papel, pelo ritual da virada de páginas. As videolocadoras podem estar condenadas mas espero que se cumpra uma profecia do crítico americano Harold Bloom: “Não acho que apenas a conveniência, mas a aura que envolve o livro impresso jamais desaparecerá”.
-------------------
 * É um crítico de cinema, jornalista, curador e escritor brasileiro.
Imagem da Internet
Fonte: http://etudoverdade.com.br/br/noticia/1414-A-Cinefilia-na-Era-da-Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário