sábado, 26 de novembro de 2011

Apple procura: executivos com experiência 'na nuvem'

Por Jessica E Vascellaro
The Wall Street Journal

A Apple Inc. tem dado passos pequenos mas importantes para mudar a maneira como seus clientes acessam seus conteúdos digitais por meios distintos do software que tem sido vital para o sucesso da empresa.
A Apple começou a procurar nas últimas semanas executivos de alto escalão com experiência em programas com base na web, segundo pessoas a par da questão. Ela entrou em contato com pelo menos um empreendedor da internet conhecido este ano sobre uma possível contratação, segundo as pessoas, que dizem não saber os detalhes do cargo. A empresa também já discutiu o que precisa com firmas de recrutamento, disse uma das pessoas.
A busca de executivos reflete uma mudança ambígua de estratégia para se adaptar a pessoas que cada vez mais não querem o conteúdo de entretenimento num só computador, celular ou tablet. A Apple foi uma das pioneiras do modelo de hardware, que incrementa o valor de seus iPods e iPads com sistema operacional próprio e programas como o iTunes, bem como os aplicativos que podem ser baixados na loja virtual.
Mas concorrentes como a Google Inc. e uma horda de firmas iniciantes estão desenvolvendo ofertas rivais, de software de produtividade a serviços de vídeo e música, inteiramente on-line e construídas com novas tecnologias de programação da web.
A Apple está se movimentando nessa direção com produtos como o iCloud, que armazena o conteúdo de usuários a distância, na "nuvem", e o distribui via internet sem fio para todos os aparelhos que eles tenham. O serviço, que entrou no ar em outubro, também permite que as pessoas acessem seus contatos, calendário e e-mail na web.
"Vamos rebaixar o PC e o Mac a simples aparelhos", disse em junho o cofundador da Apple Steve Jobs. "Vamos transferir a estação digital, o centro de sua vida digital, para a nuvem."
A Apple também estuda criar novos aplicativos que aproveitem os recursos da web para reduzir a necessidade das pessoas de carregar vários aparelhos, segundo uma pessoa familiarizada com a situação.
A empresa não tem em mente preencher vagas especificamente de internet e está procurando pessoas de várias áreas para preencher posições na diretoria e acima, inclusive no alto escalão caso encontre um candidato que se encaixe bem, disse a pessoa.
A empresa já começou a contratar especialistas em web para o baixo escalão. A Apple já contratou desde 2010 dezenas de engenheiros com experiência em software na web de empresas como Quantcast Corp., uma firma de análise de dados na web, e da Yahoo Inc., segundo perfis no site de contatos profissionais LinkedIn Corp.
Mas o histórico da Apple com produtos de internet é misto. O MobileMe, um serviço de organização de arquivos e contatos, não fez muito sucesso e foi cancelado e substituído pelo iCloud. O Ping, um site de rede social agregado ao iTunes que compila informações na internet sobre artistas, não teve o impacto que alguns empregados da Apple esperavam, segundo outras pessoas a par da questão.
Nos últimos anos, os engenheiros de computação na internet mais cobiçados se interessavam mais em ir trabalhar na Google ou na Facebook Inc., acreditando que os serviços na web seriam uma prioridade menor na Apple que áreas como a divisão do sistema operacional do iPhone, muito respeitada internamente, dizem essas pessoas.
"O pessoal que cria aplicativos está interessado em trabalhar em outros lugares", disse Valerie Frederickson, uma headhunter que atua no Vale do Silício e nunca trabalhou para a Apple. Um porta-voz da Apple não quis comentar.
Mas o headhunter Rick Devine diz que a cultura vibrante da Apple e a cotação de sua ação a colocam "no topo em termos de atratividade" para os candidatos a emprego, assim como a Google e a Facebook. Devine, que é sócio executivo da Devine Capital Partners em Redwood City, na Califórnia, foi quem ajudou a contratar Tim Cook, que se tornou diretor-presidente da Apple menos de dois meses antes da morte de Jobs, em outubro.
Devine também diz que o poderio da divisão de recrutamento da Apple é uma vantagem para a empresa. Mas acrescenta: "Todas essas empresas têm boas chances de conquistar as pessoas com seus produtos".
A concorrência é intensa para contratar os profissionais que podem criar aplicativos acessíveis pela internet, em vez de instalados em aparelhos. O HTML5 - um conjunto de padrões de tecnologia para criar apps na web - é o termo que mais tem surgido em anúncios de vagas ultimamente, segundo o site de empregos Indeed Inc., que reúne milhões de vagas oferecidas em vários setores. O sistema operacional iOS, da Apple, é hoje a terceira palavra mais presente.
Conhecida por realizar internamente quase todas as contratações, a empresa tem usado mais recrutadores no último ano, geralmente para ajudar a pesquisar um mercado específico, segundo pessoas próximas da Apple. A Apple é conhecida por manter o processo de contratação tão secreto quanto as outras atividades da empresa, como os detalhes de seus produtos futuros.
---------------------------
Fonte: The Wall Street Journal in VALOR ECONÔMICO on line, 26/11/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário