domingo, 27 de novembro de 2011

Para você não morrer de diabetes...

Rubem Alves*

DIABETES não tem cura. É doença crônica. Doença crônica é uma doença que, pra gente não morrer moço, tem de tomar remédios até ficar velho. Mas não se apoquente com isso. A vida também é doença crônica que exige cuidados até a nossa morte. Há coisas que você tem de fazer todo dia para não morrer: comer, beber, respirar...

Eu sou diabético. Diabetes é uma doença danada que se parece com o cupim. O cupim entra na madeira e vai comendo por dentro, roendo, fazendo túneis, esburacando. Do lado de fora a gente não percebe. Aí chega um dia em que a madeira vira farelo.

Assim é o danado do diabetes. O sintoma quase não aparece, do jeito mesmo como acontece com o cupim. Por não ter sintomas a gente acha que tudo está bem. Mas o cupim, escondido, está roendo.

O diabetes é uma perturbação no sistema de transporte de sangue. O sangue não consegue transportar o açúcar para o seu destino, que são as células. O trenzinho que transporta o açúcar para as células tem o nome de insulina. Açúcar é vida para elas. Como o trenzinho está emperrado, o açúcar fica girando em falso, sem chegar ao seu destino. É por isso que a taxa de glicemia, isso é, da quantidade de açúcar no sangue, sobe: porque a entrega do açúcar ao seu destino, a célula, não foi feito.

Se você se cuidar os cupins não conseguirão fazer o seu trabalho. São três as providências para descupinizar o corpo:

Primeiro: Tome os remédios que o médico manda. Não vá acreditar no que dizem os sabichões que palpitam que diabetes se cura com chá de não sei o que. É mentira. Temos de nos valer de remédios da farmácia.

Segundo: É preciso manter o tráfego de açúcar desimpedido. Muitas das coisas que comemos, mesmo que não seja os deliciosos doces e bombons, se transformam em açúcar quando entram na circulação. Batatas, pastéis, macarrão, mandioca, feijão, pão (pão com manteiga é tão bom!), cerveja, uísque. Não é para você parar de comer essas delícias. É só comer menos e com cuidado. Se você comer em demasia o tráfego fica entupido, a glicemia vai para as alturas. Sei que é difícil, mas aprenda a comer menos. Para ganhar forças nessa disciplina terrível lembre-se de Gandhi! Ele jejuava sempre. E teve boa saúde até o fim da vida. Comer pouco faz bem à saúde. Seu estômago, dilatado pelas comilanças, vai protestar e roncar. Quando isso acontecer faça um lanchinho: um naco de queijo e uma fruta. Com o tempo você vai se acostumar. Emagreça. Gordura é diabetes andam de mãos dadas. Agora, se você quiser morrer antes da hora continue a comer como sempre comeu. O diabetes adora os gulosos! Morrer não é nada. O terrível é quando é preciso amputar uma perna ou vem a cegueira.

Terceiro: Caminhar todo dia, se possível. Pelo menos 45 minutos. As caminhadas ajudam a diminuir o açúcar no sangue, além de dar uma sensação gostosa no corpo. Não use o elevador se você vai para o quarto andar. Use as escadas.

É uma bela manhã. Medi meu diabetes no aparelhinho. Não gostei do número que apareceu. Já tomei o meu remédio e agora saio para uma caminhada. A vida é boa.
------------------------------
* Escritor. Teólogo e educador. Colunista do Correio Popular.
Fonte: Correio Popular on line, 27/11/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário