quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Crianças nascem programadas para acreditar em Deus

O Dr. Justin Barret, pesquisador-chefe do Centre for Anthropology and Mind (Oxford), afirma que, devido à sua pressuposição de que tudo no mundo foi criado com um propósito, as crianças tem uma predisposição para acreditar num Ser Supremo [Deus]. O Dr. Barret afirma ainda que, mesmo que não tenham sido ensinadas nesse sentido (por familiares ou na escola), as crianças têm fé em Deus. Segundo o Dr. Barret, mesmo crianças que tivessem sido criadas sozinhas no deserto haveriam de acreditar em Deus. A preponderância das evidências científicas recolhidas durante os últimos dez anos tem mostrado que há muito mais coisas que parecem estar pré-programadas no desenvolvimento natural da mente infantil do que pensávamos anteriormente. Isso inclui uma predisposição para ver o mundo natural como um lugar com propósito e como o resultado de um ato criativo, e que um Ser Inteligente está por trás do propósito presente no mundo natural.
“Se puséssemos um grupo de crianças numa ilha deserta e elas crescessem sozinhas, penso que elas haveriam de acreditar em Deus”, disse o Dr. Barrett.
Numa apresentação no Faraday Institute (Cambridge), o Dr. Barrett citou experiências psicológicas feitas em crianças que, segundo ele, mostram como elas instintivamente acreditam que tudo foi criado com um propósito específico. [...] Barrett acrescentou ainda que as crianças são muito mais predispostas a acreditar no criacionismo do que na evolução – a despeito do que lhes tenha sido dito pelos pais ou pelos professores.
Segundo o pesquisador, antropólogos descobriram que em algumas culturas, as crianças acreditam em Deus mesmo que ensinamento religioso não lhes tenha sido disponibilizado. Em outras palavras, mesmo que as crianças não recebam ensinamento religioso nesse sentido, a predisposição natural delas é acreditar que o mundo natural tem uma Causa Inteligente.
A forma natural como o cérebro infantil se desenvolve torna as crianças mais susceptíveis a acreditar na criação divina ou no design inteligente. Em contraste, a evolução não só não é natural para a mente humana, como também é difícil de se acreditar nela. [...]
Fica difícil para os militantes ateus afirmar que “todas as crianças nascem ateístas”, quando, aparentemente, elas nascem com uma predisposição natural para atribuir a origem do mundo biológico a uma Causa Superior ao homem.
------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário