terça-feira, 29 de novembro de 2011

A modernidade líquida

Imagem da Internet
O título “A modernidade líquida” de Zygmunt Bauman é uma metáfora criada para descrever o mundo contemporâneo. Ela surge como um contraponto à modernidade sólida da produção em série, numa época em que o hiperindividualismo dita os rumos das relações sociais e a liberdade de viver e fazer opções traduz-se pela capacidade de consumir.
A metáfora utilizada pelo sociólogo polonês para traduzir essa época encontra sentido, antes de mais nada, na desordem e na impermanência dos fluidos, em contraste com a ordem e o enraizamento dos sólidos. Esses últimos são atributos do capitalismo pesado, da produção industrial, enquanto os outros pertencem ao contexto do capitalismo leve, das novas tecnologias e da produção de serviços.
Ao propor o conceito de “derretimento”, o autor aponta, como conseqüência, para a desconstrução do discurso institucionalizado da primeira modernidade, onde se vislumbrava a utopia das grandes mudanças sociais, enquanto hoje se observa a ascensão dos objetivos individuais.
O autor adverte que é preciso construir uma sociedade livre, para termos indivíduos igualmente capazes de exercer a sua liberdade. “Não há indivíduos autônomos sem uma sociedade autônoma, e a sociedade requer uma auto-construção deliberada e perpétua, algo que só pode ser uma realização compartilhada de seus membros” (p. 50).
[BAUMAN, Z. A modernidade líquida. Rio: Editora Zahar, 1ª edição, 2001.
Tradução: Plínio Dentzien]
E-mail: marciojsalgado@gmail.com

O vídeo com a entrevista de Zygmunt Bauman traz, numa linguagem coloquial, as ideias do autor sobre alguns aspectos do mundo contemporâneo, como a esfera política e a produção de identidades na pós-modernidade. O autor observa que o perigo da democracia está no divórcio entre o poder e a política. A era de ouro da democracia passou e o Estado não consegue assegurar os direitos essenciais de cada cidadão. Ele fala ainda sobre a busca da felicidade, velendo-se do exemplo do filósofo grego Sócrates.

Clique para ver
O vídeo (http://youtu.be/POZcBNo-D4A) que foi exibido no programa "Café Filosófico" (da série Fronteiras do Pensamento, CPFL) nos foi enviado pela leitora Ana Virgínia Santiago, de Salvador. João do Rio agracede
--------------------------
Por Marcio Salgado
Fonte:
http://www.joaodorio.com/site/
Revista João do Rio - Ano 9 - Número 51 - Outubro / Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário