segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um posto ligado

Para abastecer direto na tomada

Você precisa abastecer o carro, então, dirige até um posto de combustível. No lugar da bomba, uma pequena tomada abastece seu carro de energia elétrica. Esta cena não está tão longe de sua vida como você pensa. O Brasil já conta com 13 postos elétricos de uma rede exclusiva nos Estados de Espírito Santo e São Paulo.
Hoje, os postos ainda são projetos pilotos, abastecendo apenas bicicletas. Em Guarulhos (SP), a prefeitura recebeu 15 bicicletas elétricas do grupo português EDP Energias para serem testadas pela Guarda Municipal. Se comparadas com uma motocicleta de 125 cilindradas, elas deixam de emitir 85 gramas de CO2 na atmosfera a cada quilômetro rodado. Um passo importante na difusão do uso de transportes menos poluentes.
A iniciativa pioneira da empresa portuguesa é um investimento no futuro, quando o mercado terá expressão. E, também, uma forma de estimular o Brasil a se alinhar com o que há de vanguarda no desenvolvimento mundial de meios de transporte sustentáveis e suas alternativas de carregamento. Questão que desponta em países como Alemanha, Dinamarca, França, Inglaterra e Portugal.
– Daqui a 10 anos, 10% dos veículos devem ser elétricos – diz Miguel Setas, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil.
Montadoras em todo o mundo trabalham desenvolvendo modelos de carros abastecidos por energia elétrica. Ainda assim, Setas acredita que deve haver uma unidade que permita o uso de postos de abastecimento universais, como os da EDP.
O tamanho dos novos postos de recarga é pequeno se comparado aos atuais. E o carregamento dos veículos ocorre de forma direta à rede de distribuição urbana, com tensão de 127 volts.
Focada na mobilidade, a EDP atua nas áreas de geração, comercialização e distribuição de energia, tendo triplicado sua capacidade instalada desde 2005. Um dos focos é a energia renovável, por isso também o investimento em postos elétricos.
Até o final de 2010, sete novos postos devem ser criados no Brasil. Na sua terra natal, Portugal, eles vão mais longe. Apoiando o projeto governamental Better Place, o grupo pretende instalar mais de mil pontos de recarga de veículos até 2012. E a razão disso tudo é reforçada por Setas:
– Poderemos expandir com segurança quando o mercado explodir.

PÍLULAS ELÉTRICAS

> O reabastecimento da bateria de um veículo elétrico é feito em uma tomada normal, de 127 volts, semelhante à de um aparelho eletrônico. O funcionamento da recarga das bikes pode ser comparado ao de um celular.

> As bicicletas são impulsionadas por motores elétricos alimentados por baterias acopladas ao compartimento traseiro, que devem ser recarregadas a cada 30 quilômetros. A distância é compatível ao percurso patrulhado por um guarda municipal de uma cidade como Guarulhos (SP).

> A bicicleta elétrica atinge 25 km/h e tem um baixo consumo de energia, chegando a aproximadamente 0,8 Kw/h. Este consumo é equivalente ao gasto de uma lâmpada incandescente de 100 watts.

> A bateria da bicicleta é abastecida em seis horas.

> No caso dos automóveis, a área ocupada pelo tanque de combustível ou pelo motor a combustão pode ceder espaço para um motor elétrico ou para baterias. O motor elétrico também pode estar nas rodas.
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Fonte: ZH - Caderno Nosso Mundo Sustentável - 28/06/2010

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