sábado, 5 de maio de 2012

Bjork e o resgate da poética

Bjrk+bjork.jpg
 
Bjork comete uma das primeiras obras de arte do Sec. XXI, acrescenta um teor a mais numa temática excessivamente executada na música - o amor - e reinventa-se para além das extremidades da poesia.
Na arte, a tematização do amor é universal e atemporal, temática amplamente saturada na música pop e cheias de lugares comuns, é delicado e exercício fadado ao fracasso, sintetizar um dos principais sentimentos do ser humano e quando se consegue poetizar e transformar em arte o tema, deve certamente ser aplaudido o feito.
A Islandesa Bjork, nascida em um pais gélido, de poucas horas de luz do sol e de onde já surgiram grandes bandas, nos trazendo sons glaciais e sublimes como os Sigur Rós, é dona de uma das vozes mais excêntricas e espaciais da música moderna e discos repletos de experimentações eletrônicas e lúdicas que caracterizam sua arte e toda uma década.
Com Debut(1993) ela faria sua estréia solo depois de comandar uma banda de Pop - art. na década de 80, seu primeiro disco no século XXI é sua grande obra de arte e um disco que marca novas camadas na sua música e sua poesia.
Vespertine (2001) que já figura entre os grandes discos dessa década e é para muitos o melhor trabalho de Bjork. Foi Produzido ainda em torno de sua gravidez e depois de algumas aparições no cinema, trilha sonora de filmes e um grande e um último disco de estúdio na década de 90 -Homogenic (1997) - Vespertine Emerge com subsutilezas eletrônicas aonde a voz de Bjork vai se espalhando pelos espaços vazios, logo outras vozes entram se misturando a uma pequena orquestra enquanto somos convidados a ir para um lugar escondido em Hidden Place, Bjork expõe seus desejos que vão se derretendo pelo embiente inorgânico onde sua voz busca o consolo no lugar mais denso e profundo de si mesmo.
Cocon chega em pequenos fragmentos esparsos de ruídos percusivamente eletrônicos e Bjork Sussurrando dentro de um casulo íntimo onde aqui já dentro do lugar escondido, desliza na espontaneidade de seus sentimentos e desliza pelos espaços flutuantes em doces camadas de felicidade, abrigando-se na certeza atemporalmente tênue da consolação do amor.
A etérea It's Not Up To You, traz o móbile dialogando com uma Bjork que beira a melancolia e com um vocal impecável gesticulando-se para encontrar a perfeição, sua infinitude pode rachar-se e tudo pode ruir mas longe do desespero a poestisa propõe que nos debrucemos sobre aquilo que mais nos atormenta e encontremos mesmo na extremidade caótica dos sentimentos um sentido de beleza e luz interior.
Vocais engelicais penetram no espaço gravitacional dos nossos sentidos de onde surgem baterias eletrônicas que tremem de leves profundidades e Bjork em um dos seus melhores registros vocais de toda a sua obra destila sua narrativa sensitiva pelos nossos ouvidos entregues. Porque o amor às vezes é uma luta contra nós mesmos? Por que nos desgastamos demais apenas para satisfazer o orgulhoso jogo da indiferença e da solidão?
Undo, implodi em grandiosas reverbaçoes vocais e Bjork nos entrega Pagan Poetry, pianos espaciais e baixos vindos dos subterrâneos dos desejos nos soterra em rendição mutua, Bjork pedala pelos oceanos dos nossos sonhos mais sinceros, enrosca-se pelo humano desejo de seguir e encontrar-se, desvendando nossos "códigos secretos" e nos gira para elém de nós mesmos mais ainda dentro de nós ou, como ela mesma diz: "lírios pretos girando totalmente maduros" suas vozes (as varias vozes de Bjork e de nós agora) se entranha nas profundezas e fere nossas barreiras e muros abstratos nos deixando nus e sem auto defesas, talvez assim, derradeiramente possamos nos entregar à poesia cantada por ela.
Frosti é um belo instrumental cheios de sinos e que vão surgindo e sumindo dentro da madrugada e então ouvimos passos lentos por caminhos frágeis e a Aurora vai surgindo para nos levar "rumo ao sublime" e Bjork Atira-se para longe de qualquer prisão ou qualquer tragédia pessoal e almeja nos levar para ela em infinitudes, sua voz é engolida pelos ecos cheios do destino e pelas faíscas de esperança que reluz na melodia.
An Echo A Stain surge num tempestuoso eco distante vozes quase sintéticas que gira dentro em si mesma, etéreas camadas preenchem o ambiente, na mais eletrônica do álbum e também a mais sombria, aqui Bjork quase irreconhecível diz estar caindo livremente por completo e um sintético monólogo surge em Sun In My Mouth, Bjork depois de um momento despersa e entorpecida pelo seu próprio clímax, almeja pegar o sol pela boca e "soltar-se viva no ar de olhos fechados" a esperança estala-se e agora, assim como os poetas, Bjork espalha-se pela música entre cordas e harpas desvanecidas, corpos e almas sons e poesias; mistérios do corpo e da alma sendo desbravados e engolidos em seu completo e Absoluto sonho sobre-humanos, nessa canção inspirada na poesia de E. E CUMMINGS.
Uma bateria eletrônica misturada a sintetizadores e ventos futuristas permeia Heirloom, "eu tenho um sonho constante" a transcendência fragmenta a musa slandesa pelos espaços e pelos corações humanos, sua voz alcança um alto grau profético e arrebatador em meio às luzes sendo engolidas e o calor dos sonhos sendo alcançados e sentidos, sua música com uma forte personalidade eletrônica passeia pela orgânica melodia apaixonante e Harm of Will vem surgindo lenta e delicada, Bjork fala que os desejos às vezes ferem, mas ferem de uma forma que marcam para sempre nossa existência e moldam como somos e quem somos a partir dali. E muitos dessas feridas vem através do amor, mas não podemos nos desequilibrar por completo, seguimos, nos tornamos trovadores dos sentimentos essenciais que todos devem sentir.
Bjrk+bjork.jpg

E em capela Bjork atravessa-nos, metaforizando sobre mãos que se amam e nos convida, não mais para ir para um lugar escondido, como no inicio do disco; mas agora para nos unirmos na eternidade de alguma noite perfeita; Unison vai deslizando sem amarras no inorganicamente mundo sonoro de Bjork e isso contrasta com as vulcânicas camadas existências de seus versos e Vespertine assim como as grandes obras de arte, vai nos consumindo e consumando e alvorecemos pelos vastos campos, nos unindo a nós mesmo, a ela, a poesia à musica à arte às almas, o amor a tudo que nos completa.
-------------------
Artigo da autoria de Cybernic.
Fonte:  http://lounge.obviousmag.org/zoom_nas_visceras/2012/05/bjork-e-a-poetica-de-vespertine.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário