quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Fazer geléia é "cool"


Para o filósofo Nick Southgate,
ter uma vida simples é o primeiro passo
para quem quer ser
mais feliz

Como ser "cool" (legal, bacana, em inglês) é o tema de um dos cursos mais procurados na School of Life (escola para a vida), uma casota no West End londrino que tem como um dos fundadores o filósofo e escritor suíço Alain de Botton.

Segundo ele, a proposta é trazer o conhecimento acadêmico para a vida cotidiana. Certo, mas o que ser "cool" tem a ver com grandes pensadores? "Tudo", de acordo com Nick Southgate, 37, filósofo responsável pelo curso.

Os ingressos para o próximo, em 9 de dezembro, estão esgotados. Na entrevista que concedeu à Folha, num dos cafés do Southbank, um complexo de teatros e galerias às margens do Tâmisa, o baixinho de cabelos encaracolados disse que a primeira lição sobre o que é "cool" foi dada anos antes do nascimento de Cristo.

"Sêneca, o filósofo romano, dizia que para ser feliz é preciso não se importar com a opinião dos outros."

Ele conta que para ser "cool", segundo Aristóteles, o filósofo grego em quem ele baseia o curso, basta simplesmente viver uma vida normal.

Tão simples assim? Ele diz que sim e que descobriu isso quando foi convidado por uma grande multinacional de publicidade para descobrir o que era "cool" para ajudar seus clientes a vender mais produtos. "Foi um choque quando disse que não era a última geração de iPhone ou o jeans de tal marca que desenhavam uma pessoa "cool'", afirma.

"Ser um bom irmão, passear com os filhos no parque, fazer geleia para dar de presente aos amigos, são atitudes como essas que fazem uma pessoa ser bacana e, assim, ser mais feliz."

E ser popular no Twitter ou no Facebook? "Quantos links superam o valor da conversa que estamos tendo?" Para Southgate, a resposta é nenhum. Ser "cool" não significa ter 500 seguidores no Twitter ou mil amigos no Facebook. "Se você simplesmente ler seus e-mails com atenção e responder a eles com dedicação é provável que seja mais feliz", diz.

No quadro a baixo, veja o que Nick Southgate listou com base em ensinamentos de alguns filósofos para ter uma vida mais "cool" e feliz.

O QUE ENSINA A FILOSOFIA


 NÃO VIVA EM FUNÇÃO DA OPINIÃO ALHEIA
Sêneca, o filósofo romano, dizia que quem vive de acordo com as opiniões dos outros nunca será rico (em felicidade)

 A VIRTUDE ESTÁ NO MEIO
É o que ensina Aristóteles. Não adianta ser tão corajoso a ponto de dizer tudo o que vem à mente para seu chefe, por exemplo. Tampouco ele recomenda ser covarde. Os dois extremos trarão infelicidade

"MEMENTO MORI"
Trata-se de uma expressão em latim que significa lembre-se de que você vai morrer. Pode parecer mórbido, mas, se todos os dias você se lembrar disso, não vai continuar cometendo os mesmos erros ou levando uma vida que não traz prazer

 O IMPORTANTE É A JORNADA
Foi o que escreveu Marco Aurélio, imperador romano que se dedicou à filosofia. A ideia é viver cada momento da melhor maneira, sem se preocupar demais com o resultado

 NEM TANTO AO MAR, NEM TANTO À TERRA
A felicidade está em saber lidar com os altos e baixos da vida, em não ficar tão feliz ou tão triste com os acontecimentos cotidianos. É mais um ensinamento de Sêneca. Quando algo muito bom acontece, é importante saber curtir sem explosões de euforia, assim como não se deve mergulhar na desolação diante de fatos desagradáveis. O equilíbrio diante de triunfos ou derrotas é fundamental, como ensinou Aristóteles

Reportagem de MARIANNE PIEMONTE - colaboração para a Folha, em Londres, 12/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário