sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Zé do Galo, analista político

Frei Betto*



O Brasil está coalhado de analistas que fazem fantásticos prognósticos em anos de eleições. Cada um que se fie naquele de sua preferência. Eu, cá comigo, mineiro que sou, fico com meu compadre Zé do Galo, carroceiro do colo da Mantiqueira. Nunca entro em período eleitoral sem consultá-lo.

Semana passada dividimos um feijão tropeiro no rancho em que ele vive pros lados de Aiuruoca. “E aí, compadre, como vai ser este ano eleitoral?”, indaguei.

Zé do Galo coçou a barbicha rala que escorrega por seu rosto magro, largou a colher (ele nunca usa garfo, diz que espeta a língua), e soltou voz amansada:

“Tá difícil imaginar, compadre. A coisa tá mais enrolada que linguiça de venda.” “Então desenrola, Zé.” “Como diria Jack, o Estripador, (Zé adora quadrinhos de terror) vamos por partes: dona Dilma vai ter quem de vice? Michel Temer, apoiado por Sarney; Henrique Meirelles, que pulou do PSDB para o PMDB de olho no futuro; Hélio Costa, que trocaria a disputa ao governo de Minas por chapa puro-sangue, mineira com mineiro?”

“E o Serra?”, perguntei. “Ainda num sei se será candidato a presidente ou à reeleição em São Paulo. Se a presidente, Aécio aceita ser vice na chapa café com leite? Ou, para enfrentar dona Dilma, tentará convencer dona Marina a apear do cavalo da candidatura presidencial para repetir, Brasil afora, a proposta carioca de Gabeira, do PV, apoiado no Rio pelo PSDB, pra disputar a governança?”

“Tá tudo muito confundido”, suspirou meu compadre. “Dona Marina vai ter empresário de vice pra angariar votos de quem guarda dinheiro em banco ou vai de liderança popular?”

“E Ciro Gomes, Zé?” “É o que me pergunto. Vai de vice da dona Dilma, deixando o PMDB como palito em boca de desdentado, aceita ser candidato ao governo paulista com apoio do PT, ou se apresenta mais uma vez como presidenciável pra se cacifar no próximo governo?”

“Zé, como vê a situação de São Paulo?” “Ali, que é berço do PT, a coisa tá mais feia que indigestão de torresmo. Quem do partido de Lula será candidato a governador? Todos os caciques se queimaram na fogueira de mensalão e mensalinhos: Zé Dirceu, Genoino, Palocci. Sobrou o Suplicy, mas este a direção do PT não aprova, é mais independente que dente de siso em boca de banguela.”

Zé do Galo passou os dedos no cabelo ralo e enrugou a testa: “Será que dona Marta disputa de novo com o doutor Alckmin, após ter perdido nas últimas eleições municipais? Mercadante abre mão de concorrer ao Senado pra tentar o governo do estado? Ou o PT virá com o desconhecido prefeito de Osasco?”

“E aqui em Minas, compadre, o que vai dar?” “Em Minas a coisa tá mais fedorenta que arroto de urubu. Lula tem três candidatos: Hélio Costa, Patrus Ananias e Fernando Pimentel. Pressinto que o Planalto gostaria, pra favorecer a aliança nacional, que houvesse só a chapa PMDB-PT ou vice-versa. Difícil. Só o PT tem dois candidatos: Patrus e Pimentel. Vai ser briga feia na prévia de escolha. Até porque os dois sabem que as duas vagas mineiras ao Senado estão praticamente preenchidas: José Alencar e Aécio Neves (se não aceitar ser vice do Serra).”

“Lula será o grande cabo eleitoral no pleito presidencial. Mas vai ter que vestir saia justa em certos palanques: no Rio, sobe no de Sérgio Cabral ou no de Lindberg Farias, caso este se candidate a governador pelo PT? E se Lindberg aceitar dar apoio a Cabral em troca do Senado, como fica a Benedita da Silva, que insiste ser a candidata do PT à Casa presidida por Sarney? E na Bahia, Lula sobe no palanque da reeleição de Jacques Wagner ou no de Geddel Vieira Lima, seu ministro?”

“O triste” — observou Zé do Galo — “é que as alianças partidárias já não são feitas em cima de programas, propostas, objetivos. Vale o olho no tempo de propaganda eleitoral gratuita na tevê. Quanto maior o partido, maior o tempo. Como o PMDB é um dinossauro, agarrado no costume de “hay gobierno, soy a favor”, quase todos o namoram na esperança de ver ampliada a visibilidade na telinha.”

O compadre considera que a eleição presidencial só não terá caráter plebiscitário — de quem aplaude ou vaia os oito anos de governo Lula — porque Marina Silva entrou no páreo e, assim, os presidenciáveis deverão discutir o futuro sustentável do desenvolvimento brasileiro.

“E digo mais, compadre” — falou — “me fio que, desta vez, não vai ter arranca-rabo nem dedo na cara nos debates: todos farão promessa de dar prosseguimento às políticas sociais de Lula, ninguém ameaçará os militares de abrir os podres da ditadura, todos se apresentarão como intransigentes defensores do meio ambiente desde criancinha, e ninguém ousará criticar a atual política econômica, mesmo cientes de que os juros haverão de subir este ano, ainda que isso faça abaixar a cotação eleitoral da candidata do governo.”

Zé do Galo encerrou o papo: “Visto de hoje, compadre, a coisa tá mais sofrida que joelho de freira na Semana Santa. Mas logo logo desenrosca, pra agrado de uns e choro de outros. Importante é melhorar o Brasil dos pobres e não trazer os corruptos de volta.”

*Frade Dominicano. Escritor, é autor de A mosca azul — reflexão sobre o poder (Rocco), entre outros livros
FONTE: Correio Braziliense online, 22/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário