sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Moda



Lars Svendsen, filósofo norueguês e autor do livro Moda:
 uma filosofia (Ed. Jorge Zahar)

A influência do vestuário na sociedade moderna transformou a moda em um assunto acadêmico?
Acredito que sim, mas também acho que a maioria dos acadêmicos não descobriram o quanto esse assunto é importante. Eles tem a tendência de ver a moda como algo superficial, que não tem valor para ser objeto de um estudo acadêmico apropriado. Eu discordo disso completamente porque a moda tem um papel crucial no mundo moderno, onde a nossa identidade não é mais uma questão do que a nossa tradição cultural nos dá, mas por uma extensão crescente das coisas que compramos. Então, se queremos nos entender melhor, nós precisamos entender como a moda funciona e como ela pode nos influenciar.

Nos últimos anos, a moda se tornou uma forma de arte e um ofício exato?
No século 18, existiu uma separação da arte e do ofício. Os alfaiates e costureiros ficaram com a parte do ofício. O vestuário foi colocado em uma esfera não artística e permaneceram lá, em grande parte da história. No entanto, os costureiros não ficaram satisfeitos com isso e buscaram o reconhecimento como "verdadeiros artistas". E desde que a alta costura foi introduzida na segunda parte do século 19, a moda quer ser reconhecida com uma arte inovadora. E essa aspiração ainda é visível em muitos estilistas modernos. Mas se pergunta é saber se a moda consegue ser uma arte, não existe resposta. Algumas vezes funciona, mas quase sempre falha.

A constante busca pelo novo é o que faz a moda se tornar um ciência humana?
Acredito que essa constante procura pelo novo é a verdadeira essência da moda. É um aspecto que se espalhou por todas as áreas da sociedade e que também dita as políticas e os estudos acadêmicos. Nesse sentido, a moda se tornou uma lógica alcançável do homem moderno.

"A nossa identidade não é mais uma questão do que
a nossa tradição cultural nos dá,
mas uma extensão crescente das coisas que compramos.
Então, se quisermos nos entender melhor,
nós precisamos entender como a moda funciona e
 como ela pode nos influenciar”
Lars Svendsen, filósofo
____________________________
Fonte: Correio Braziliense online, 17/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário