JULIE BOSMAN
Os teens continuam a ler os clássicos. Só não querem que os livros pareçam tão... tão clássicos.
É essa a teoria de editores que começaram a lançar versões de "Emma" e
"Jane Eyre" em invólucros novos: capas modernas e provocantes, em tons
ousados de vermelho e verde limão, visando adolescentes que leem
"Crepúsculo" e "Jogos Vorazes".
As novas versões vêm substituir as capas tradicionais que acompanham os
clássicos há décadas -aquelas imagens sérias de mulheres em trajes
cheios de babados. Ao invés delas, agora vemos imagens como a de Romeu
com a barba por fazer, usando uma regata branca colada ao corpo, numa
nova edição de "Romeu e Julieta" lançada pela Penguin.
A ideia é que as capas aproveitem a popularidade crescente do gênero
literário adulto jovem, a categoria editorial que vem crescendo mais
rapidamente. Nos últimos dez anos, as editoras vêm injetando recursos e
energia em livros para teens, lançando mais títulos a cada ano.
Depois da sensação criada pela série "Crepúsculo", de Stephenie Meyers,
os romances paranormais viveram um boom. A HarperCollins lançou uma
edição de "O Morro dos Ventos Uivantes" com capa de fundo preto simples,
com uma rosa vermelha em close e a legenda "o livro favorito de Bella e
Edward". Críticos consideraram que foi uma exploração de "Crepúsculo".
As vendas de algumas edições para adultos jovens vêm sendo boas. A
edição de "Morro dos Ventos Uivantes" publicada pela HarperCollins
vendeu 125 mil exemplares desde seu lançamento em 2009, um número fora
do comum que fez o livro voltar para as listas dos mais vendidos. Como
muitas obras da literatura clássica já fazem parte do domínio público,
qualquer editora pode lançar uma versão, deixando o texto dos livros
intocado mas redesenhando a capa.
Em março, a Splinter, um selo da Sterling Publishing, começou a publicar
a série Classic Lines, feita de edições de romances clássicos com capas
moles, guardas dobradas e, nas capas, ilustrações delicadas que parecem
aquarelas.
Mas alguns teens rejeitam as edições novas. Na Book Passage, na
Califórnia, os romances clássicos em "embalagens" novas não andam
vendendo bem. Segundo sua proprietária, Elaine Petrocelli, "se um jovem
quer ler 'Emma', quer comprar o livro na seção para adultos, não na
seção para teens. Os teens não gostam de sentir que estão sendo
manipulados."
Tess Jagger-Wells, estudante de 15 anos de San Rafael, Califórnia, disse
que "Jane Eyre" é um de seus livros favoritos. Ela aprecia a história
por seus momentos antiquados, "encantadores", "pelos quais você tem que
esperar -eles não são dados de bandeja". No caso de obras clássicas como
esse livro e "Orgulho e Preconceito", Tess contou que prefere edições
de capa dura com desenhos de flores, e não as versões novas.
"É legal ter os originais em casa para olhar e mostrar aos outros",
explicou. "Isso combina com a sensação de que um livro clássico é algo
de valor, algo a conservar. As novas capas fazem os livros parecer
romances baratos."
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Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/53442-vendendo-quotjane-eyrequot-para-adolescentes.shtml - 09/07/2012
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