segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Como reagir a uma avaliação profissional negativa

MATT VILLANO
Dúvida: Pela primeira vez em sua carreira, seu chefe fez uma avaliação negativa de seu desempenho. Como você deve reagir?
É natural que uma avaliação negativa seja dolorosa, mas tente manter a compostura durante a avaliação e concentre-se na mensagem. "É importante ver as avaliações negativas como presentes maravilhosos", disse Wendy Kaufman, executivo-chefe da Balancing Life’s Issues, firma de treinamento corporativo em Ossining, Nova York. "No mínimo elas o fortalecerão e lhe darão um excelente mapa de estratégias para executar melhor seu trabalho mais adiante."
Dúvida: Quais são as potenciais ramificações de uma avaliação negativa?
Se sua avaliação está ligada a aumentos salariais, você poderá esperar um aumento menor, ou nenhum. Mas muitas vezes uma avaliação negativa é apenas um toque de despertar.Mas uma série de avaliações negativas pode ser vista como um padrão de desempenho abaixo do esperado e levar a um rebaixamento ou mesmo à demissão, disse Scott I. Barer, advogado trabalhista na Califórnia."Do ponto de vista jurídico, o processo de avaliação existe para criar um rastro de papel, útil se eles precisarem demitir um funcionário", disse Barer.De uma perspectiva prática, acrescentou, a maioria dos processos de avaliação se destina a promover o desenvolvimento profissional, dando aos funcionários um feedback de como eles podem melhorar sua atuação ao longo do tempo. "É do melhor interesse das empresas dar a todo funcionário uma oportunidade de corrigir seu trabalho", disse.
Dúvida: Deve-se pedir ao superior que detalhe suas preocupações?
Pedir informações adicionais é perfeitamente aceitável, desde que você formule o pedido de maneira correta.
Dúvida: E se você discordar substancialmente da avaliação?
Objetar aspectos de uma avaliação negativa é uma proposta arriscada, já que seu gerente ou diretor poderá interpretar seus atos como egoístas e destrutivos. Mas se certos fatos estiverem inequivocamente incorretos, é importante esclarecer as coisas. O segredo é discordar respeitosamente.
Dúvida: Depois da avaliação, como reconstruir a credibilidade no trabalho?
Primeiro, reúna-se com seu superior para elaborar uma lista de aperfeiçoamento passo a passo. Faça relatórios semanais para manter seu chefe informado de melhoras no desempenho em curto prazo. Finalmente, solicite reuniões periódicas com seu chefe para discutir o progresso cumulativo.
(O texto original é do jornal The New York Times, trad. pela Folha de São Paulo, 15 de dezembro de 2008

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