quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Concurso fotográfico NIKON Small World 2009


O Small World é um concurso internacional de microfotografia promovido desde 1977 pela empresa de equipamentos fotográficos Nikon. Com uma reputação firmada ao longo de mais de 30 edições, o concurso representa neste momento um dos eventos mais importantes para exibição de trabalhos fotográficos no microscópio. Pretende-se premiar todos aqueles que, com as suas fotos do mundo infinitamente pequeno, contribuem para o desenvolvimento das Ciências, e em especial na área da Biologia.
Os premiados da edição deste ano foram já revelados. O primeiro prêmio foi para a fotografia que vemos acima, obtida pelo Dr. Heiti Paves, da Universidade de Tecnologia de Tallin, na Estónia, representando uma antera de Arabidopsis thaliana, uma planta que teve a particularidade de ser a primeira a ver o seu genoma sequenciado. O espécime da antera foi previamente tratado com substâncias fluorescentes e colocado num microscópio confocal, geralmente utilizado para este tipo de microfotografias.
O júri deste ano, constituído pelo Dr. Gary G. Borisy, director do Marine Biological Laboratory, pelo fotógrafo Charles Krebs, pelo editor de ciência da National Geographic Jamie Shreeve e pelo jornalista Clive Thompson, analisou mais de 2000 fotografias e decidiu considerar esta a melhor. Os critérios foram a originalidade, o conteúdo informativo, a qualidade técnica e o impacto visual. A decisão não deve ter sido fácil.
Mais fotos no site OBVIOUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário