quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Ilógica idéia de Deus.

Carlos Mello*

Se és um crente que apesar de acreditar em Deus também procura questionar o que te ensinaram, continue a ler. Mas se és daqueles que preferem fechar os ouvidos para não escutar algo que contrarie tua fé, que é a mesma coisa que evitar de pensar, não continue, procure algo mais útil na tua concepção, como a própria bíblia. Não esquece de perguntar aos entendidos qual capítulo que é bom ler, porque se escolher algum por conta própria poderá se deparar com trechos que vão contrariar o que te ensinaram e correrás o risco de virar um agnóstico.
Primeiro esclarecer três dogmas que são repetidos à exaustão pelos religiosos e que são inerentes a infinita bondade de Deus que são:

Onipotente: Que PODE TUDO; todo-poderoso, ou seja, pode fazer o que quiser.
Onipresente: Que está ao mesmo tempo em TODOS OS LUGARES.
Onisciente: Que SABE TUDO, incluindo o futuro.

Se Deus é poderosíssimo então como existe o diabo? Deus não conseguiu acabar com ele?! Pois o Diabo existe e deve ser responsável pelo surgimento do ateísmo, por exemplo, e Deus não consegue vencê-lo ou sequer detê-lo?

Existem três hipóteses como resposta:

1. Deus não é nada poderoso.
2. Deus não quer acabar com o diabo.
3. Deus não existe
Se Deus é Onipresente, então ele tem que estar no inferno também, pois estar em todo lugar inclui obviamente o inferno. Se estiver no inferno então ele escuta os gritos alucinantes das almas sendo queimadas, e não faz nada? Não lhe atinge em nada?

Também existem três hipóteses como resposta:

1. Deus NÃO está no inferno, então NÃO É ONIPRESENTE coisa nenhuma
2. Deus é ONIPRESENTE, então assiste tudo, logo não tem nada de misericordioso, é cruel e sádico.
3. Deus não existe
Se Deus é Onisciente, então logicamente sabe antecipadamente tudo da vida dos Sete Bilhões de seres vivos da terra, estou me referindo somente aos humanos. Então ele já sabia que Eva iria comer a fruta proibida, logo iniciou seu reinado com uma armadilha. Também não existe nada de livre arbítrio, pois ele está sabendo antecipadamente de tudo.
Considerando três hipóteses como resposta:

1. Deus é realmente ONISCIENTE, então não existe livre arbítrio. Não tem sentido existir livre arbítrio se o futuro está pré-determinado.
2. Existe sim o livre arbítrio, neste caso Deus não tem NADA de ONISCIENTE.
3. Deus não existe
Se tu gostas de crendices e não usas a faculdade de pensar sobre o que te ensinaram no catecismo, continues rezando o rosário olhando para o teto, pois é compreensível esta atitude devido a fé. Afinal tem quem afirme que até conversa com Deus. Como neste caso é uma entidade comprovadamente existente, não precisa tomar nenhum remédio, se não fosse isto teria que se submeter a um tratamento psiquiátrico.

Também existem algumas hipóteses:
1 - Deus existe sim e não preciso de provas para acreditar.
2 - Deus é tudo e muito mais. Fé não precisa ser comprovada
3 - Lógica é coisa do diabo e quem a utiliza vai para o inferno.
Mesmo assim, TENTE pensar a respeito. Até é bom aproveitar, porque estamos no século 21 e pensar não é mais punido com a morte, como a Santa Madre Igreja fazia tempos atrás.
---------------------------------------------------
*Carlos Mello é economista formado pela UFRGS, trabalha com Avaliações Financeiras e Cálculos Periciais. Reside em Porto Alegre
Fonte: http://www.ricardoorlandini.net/colunistas/ver 03/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário