quinta-feira, 3 de maio de 2012

Já ouviu falar em Potencial Mental?

 Flávio Carvalho*

 Fonte: cmeeducation
O conceito é antigo, foi estabelecido por Maslow em 1970 e é de fundamental importância para quem trabalha com Segurança da Informação. Potencial Mental é a capacidade que cada um de nós tem de aprender certa quantidade de conhecimento por dia. É como se cada um deixasse entrar uma quantidade diária delimitada de informação e somente isto. Nada mais. Se este conceito não fosse verdadeiro, seria então possível fazer um curso de medicina em um ano. Ou alfabetizar uma pessoa em um dia.
Por outro lado, Maslow estabeleceu que cada ser humano tem um Potencial Mental diferente, distribuído segundo uma curva normal. O nível de Potencial Mental não é influenciado por hereditariedade, geografia, raça, riqueza, etc. É totalmente aleatório e justo. Estas hipóteses foram amplamente confirmadas em estudos posteriores conduzidos por outros pesquisadores.
O entendimento deste conceito nos dá a dramática percepção do efeito cumulativo do aprendizado. Se uma pessoa passa um dia de sua vida sem nada aprender, não há como recuperar. No dia seguinte ela só terá disponível a cota daquele dia!
A velocidade com que a tecnologia vem se desenvolvendo nos últimos anos torna cada vez mais incipientes os diplomas, os marcos do estudo formal.  Não que não sejam importantes, ao contrário, são muito importantes, mas sozinhos não representam muito.  O profissional de Segurança da Informação, via de regra, nasce profissionalmente em Tecnologia da Informação e se especializa.  A área é extremamente dinâmica, ameaças novas surgem todos os dias e há que se estar sempre atualizado, sempre estudando.  Aí é que entra o problema: quantos profissionais de fato estudam todos os dias, se especializam, obtêm certificações, progridem? Poucos, muito poucos. Já é difícil, atualmente, encontrar profissionais de Segurança da Informação (sim, o apagão de mão de obra é geral e irrestrito e afeta muito mais as áreas de tecnologia de ponta em um país como o nosso). Há pouco estive nos Estados Unidos, em um grande provedor de Serviços Gerenciados de Segurança,  e ouvi que por lá para cada 20 vagas em S.I. há um profissional habilitado.  Aqui no Brasil a (des)proporção é ainda maior, sem dúvida.
O grande guru da Administração, Vicente Falconi, escreveu recentemente em sua coluna na Exame: se você é jovem venda tudo o que tem vá estudar nos Estados Unidos.  E interessante, ele não citou esta ou aquela Universidade especificamente.  Apenas o fato de estar em um ambiente acadêmico de alto nível, afastado de sua rotina no Brasil e pressionado pelo alto nível da Instituição já vale o esforço.
Então procure refletir: emagrecer e engordar, aprender e esquecer, amar e esquecer são processos regidos pela rotina, pela repetição.  Estude sempre, todos os dias.  Cada pequeno passo à frente é uma conquista, pessoal e profissional.  Nosso país precisa dar um grande salto de qualidade e produtividade se quiser alcançar o nível dos países desenvolvidos.
Faça sua parte.
--------------------------
Flavio Carvalho é Diretor de Serviços da Arcon
Fonte: http://itweb.com.br/blogs/ja-ouviu-falar-em-potencial-mental/

Um comentário:

  1. Parabéns pela contribuição. O conceito de Potencial Mental foi impactante. Temos muito que aprender a aprender.
    Vanderlei

    ResponderExcluir