Já
parou para pensar no significado da palavra fé? E a sua, é capaz de mover uma
montanha? A crença, tratada na filosofia como condição psicológica que faz o
ser humano definir um ideal como realidade absoluta, pode e deve ser usada em
benefício próprio para ajudar no tratamento de doenças emocionais como a
depressão. É saudável buscar a religião como terapia. Um tratamento gratuito
que garante amparo e permite a reflexão sobre a ciência da vida. Caminho
natural para quem sofre grandes decepções como a perda de uma pessoa próxima. [...]
Apegar-se à fé é fundamental para tratar a depressão, assegura a psiquiatra Elisa Brietzke, coordenadora científica do PRISMA (Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco) da Unifesp. Segundo a especialista, a espiritualidade não está diretamente relacionada à cura, mas é fator que torna o homem mais resistente a doenças psiquiátricas.
“Pessoas com atividade religiosa têm mais capacidade de enfrentamento, são mais resistentes contra a depressão”, ressalva a médica, ao garantir que, independentemente da religião, a prática ajuda no tratamento porque está relacionado à convivência em grupo. “Ela passa a ter um suporte da equipe.”
Especificamente em casos de luto, a fé pode dar o sentimento de transcendência, quando se acredita que a vida não termina com a morte. “O fenômeno ajuda as pessoas a superarem o luto porque creem que existe um céu e a vida continua após a morte, ou, ainda, recorrem à simples ideia de que nossa existência importa para a humanidade, para a ciência”, explica psiquiatra. [...]
(Yahoo)
----------
Fonte: http://www.criacionismo.com.br/2013/01/13
Nenhum comentário:
Postar um comentário