Paul Goldberger, um dos mais populares críticos de arquitetura, ataca Brasília e defende novos nomes do país
Para estudioso, legado de arquiteto morto no ano passado é enorme, mas seu nome foi uma sombra para outros
Chegou a hora de o mundo "descobrir" a nova arquitetura brasileira e,
com tantas obras e grandes eventos a caminho, também de o Brasil olhar
para mais arquitetos além-Niemeyer.
A opinião é do crítico de arquitetura mais popular dos EUA, Paul Goldberger, 62.
Professor de design e arquitetura da New School de Nova York, Goldberger
foi, por 25 anos, o crítico de arquitetura do "New York Times", no qual
ganhou o prêmio Pulitzer por seus textos. De 1997 a 2011, exerceu a
mesma função na revista "New Yorker" e, desde o ano passado, é colunista
da "Vanity Fair".
Na entrevista abaixo, ele fala que o plano piloto de Brasília é um
"fracasso", diz que o tempo suaviza a relação que temos com a
arquitetura, que os modernistas, como Oscar Niemeyer, eram "arrogantes,
mas tinham preocupação social" e que hoje muitos só pensam na estética.
SOMBRA
A sombra de Niemeyer era tão grande que impediu o mundo de ver quantos
bons arquitetos existiam no Brasil. Não era fácil ser um arquiteto
brasileiro se o seu nome não fosse Niemeyer. Ele era muito identificado
com o país.
É triste que Niemeyer tenha ido. Mas, diante dessa perda, sem querer
soar desrespeitoso, agora o mundo vai poder começar a observar outros
arquitetos. Isay Weinfeld, Marcio Kogan, muito talentosos.
Mesmo o prêmio Pritzker não tirou Paulo Mendes da Rocha da sombra de Niemeyer.
NOVA ARQUITETURA
Nos próximos anos saberemos como anda a arquitetura brasileira. A
posição do país mudou nos últimos anos, há muita construção acontecendo
e, com a partida de Niemeyer, os arquitetos terão mais possibilidades de
construir e de que o mundo preste atenção.
Eu vi muito trabalho recente de qualidade no Brasil, mas a maioria era residencial. Casas maravilhosas.
FRACASSO DE BRASÍLIA
Sou mais inclinado em separar o planejamento urbano de Lucio Costa, que é
um grande fracasso, dos prédios de Niemeyer, que têm bastante apelo,
têm um poder icônico. Quando finalmente os visitei, foi incrível,
aquelas formas são incríveis. Nem tudo estava bem cuidado. Todo prédio
de qualidade precisa de manutenção. Depois de 50, 60 anos, precisam de
cuidados, igual a um ser humano. Alguns prédios eram lindos, outros
horríveis.
CADÊ A RUA?
Se há alguma coisa que aprendi na minha carreira é que a coisa mais
importante ao se construir uma cidade é fazer boas ruas. Brasília tem
alguns bons prédios, mas não tem boas ruas. Você não tem uma cidade
atraente.
Tem bons prédios de Niemeyer, mas que juntos não formam uma grande cidade.
Parece um campus governamental, não uma cidade. Como um campus universitário no subúrbio.
Mas é fascinante ver a experiência mais próxima da "ville radieuse" de
Le Corbusier a ser realmente construída -e perceber quão terrível seria
se essa visão corbuseriana tivesse sido implementada pelo mundo.
ARROGÂNCIA SOCIAL
Os arquitetos modernistas se sentiam políticos e até achavam fazer reengenharia social com suas obras.
Isso pode ser lido de duas formas. Como arrogância, pois eles achavam
que sabiam o que era melhor para todo o mundo e que não precisavam ouvir
outras pessoas. Nos anos 1950 e 1960, ainda era assim. Arquitetos
poderiam ditar como as pessoas deveriam viver.
Mas há outro lado. Havia a convicção de que a arquitetura tinha um papel
e uma responsabilidade social. Depois disso, muitos arquitetos
começaram a ver a sua missão como apenas estética. Apenas fazer arte
bonita.
CONTEXTO E CLIENTE
O problema de muitos modernistas era exercitar a preocupação social
ditando regras, em vez de escutar mais. Arquitetos modernos aprenderam
muito sobre os fracassos anteriores. Hoje eles são mais sensíveis ao
urbanismo, à importância do contexto, a ouvir os seus clientes.
TEMPO SUAVIZA
Alguns dos prédios de Niemeyer não eram mesmo funcionais. É sempre
melhor ver o que um arquiteto faz, não o que diz. Apesar do que dizia,
muitos de seus prédios eram talvez obcecados demais com a forma às
custas da função. Eram desenhados como objetos abstratos, como se a
beleza sozinha fosse suficiente.
Pegamos mais leve hoje com seus prédios do que no passado em parte pelo
efeito que o tempo tem sobre a arquitetura -suaviza as críticas, somos
menos duros, nos acostumamos a tudo e criamos até nostalgia,
sentimentalismo.
SINATRA BRASILEIRO
É fascinante ver uma nação em luto pela morte de Niemeyer. Nos EUA, a
morte de nenhum arquiteto produziria essa pausa para se pensar em
arquitetura. Parece que todo o Brasil sentiu a perda. Nos EUA, tivemos
isso com [Frank] Sinatra. Dos especialistas à gente comum. Niemeyer foi
muito além do mundo da arquitetura. Tomara que esse interesse sobreviva a
ele.
VIDA
O crítico de arquitetura tem 62 anos e nasceu em Nova Jersey, em 1960
CARREIRA
Escreveu no jornal "The New York Times" por 25 anos, trabalho que lhe rendeu o prêmio Pulitzer. Também assinou a coluna "Sky Line" na revista "The New Yorker".
Atualmente colabora com a revista "Vanity Fair" e prepara uma biografia do arquiteto Frank Gehry, de 83 anos
Raio-X Paul Goldberger
O crítico de arquitetura tem 62 anos e nasceu em Nova Jersey, em 1960
CARREIRA
Escreveu no jornal "The New York Times" por 25 anos, trabalho que lhe rendeu o prêmio Pulitzer. Também assinou a coluna "Sky Line" na revista "The New Yorker".
Atualmente colabora com a revista "Vanity Fair" e prepara uma biografia do arquiteto Frank Gehry, de 83 anos
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Reportagem por RAUL JUSTE LORESDE NOVA YORK
Fonte: Folha on line, 13/01/2013
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