sábado, 24 de outubro de 2015

PAULO VELASCO, cientista político: 'A AMÉRICA LATINA AINDA É UMA GRANDE FICÇÃO'


Paulo Velasco: 'No fundo, ficamos felizes com uma crise na Argentina' Foto: Fabio Seixo / Agência O Globo
 Paulo Velasco: 'No fundo, ficamos felizes com uma crise na Argentina' - Fabio Seixo / Agência O Globo

Natural da capital da Espanha, filho de pai brasileiro, professor de Relações Internacionais na Uerj levou à Casa do Saber curso em que arte explica o continente 

“Nasci em Madri por acaso: meu pai estava a serviço do governo brasileiro na Espanha. Lá passei boa parte da infância. Quase todos meus colegas da escola torciam pelo Real Madri, e eu sofria pelo Barcelona, que não ganhava nada. Moro no Rio, sou casado, tenho dois filhos e minha paixão é a América Latina”

Conte algo que não sei
A América Latina é o espaço regional mais pacífico, mais desmilitarizado do mundo. É a região no mundo que melhor conseguiu debelar problemas sociais na última década. Por outro lado, não temos ainda uma “América Latina”. Ou seja, a América Latina ainda é uma grande ficção. Ela não chegou ao ponto que os latino-americanos desejam ou esperam. 

O que desejamos?
A ideia da AL é importada. Foi criada e imposta pela França, como uma tentativa de se contrapor à América anglo-saxônica. Temos 33 países muitos diferentes histórica, cultural e linguisticamente. Mas há um grande elemento em comum: o desejo pelo desenvolvimento, desde sempre.

Quem chegou perto?
Há uma assimetria. Você tem países que crescem economicamente, mas o desenvolvimento social não se concretiza. O desenvolvimento equitativo, que alcance a todos: é sempre concentrado, e com bolsões de miséria, de pobreza endêmica.

Qual o governo mais distanciado da realidade do país?
Acho que todos são distanciados. Há um deficit democrático muito forte ainda. O povo participa pouco e não se engaja. A política é muito conduzida pelas elites. Um caso raro, realmente, é o Evo Morales. Tivemos o Lula, mas que era uma elite dentro dos que não eram elite: um dirigente sindical. 

A manipulação de dados e a perseguição à imprensa e a ONGs permanece. A ficção é instrumento de poder?
Quanto mais alijado o povo esteja do poder, menor a resistência. É a tendência latino-americana populista de comandar a massa sem dar espaço de manobra. A sociedade brasileira, tradicionalmente, é muito adormecida, em comparação, por exemplo, com a argentina. 

As redes sociais ajudam na busca da democracia real?
As redes são as maiores fontes de ficção. Discussões surreais, teorias conspiratórias, qualquer bobagem. É o tipo da realidade que enfraquece a perspectiva política. Democratiza o acesso, o que é bom, mas empobrece o debate, levando a polarizações preocupantes. A própria imprensa latino-americana tem que amadurecer. Falta pluralidade de ideias. Tem pensamento único, para um lado ou outro. Por isso a tendência de alguns governos de censurarem o “outro lado”.

Que obra ficcional no cinema e na literatura destacaria como explicadora da AL?
Quem pensou tão bem a AL como Gabriel García Márquez? A realidade de sua Colômbia é a AL até hoje. No cinema, há um filme cubano, “Numa escola de Havana”, que retrata muito bem a educação no continente. Poderia se passar no Brasil. O Brasil é um latino-americano.

Mas tem uma colonização distinta, uma língua distinta. Pertence mesmo à AL?
Pertence, mas não sentimos assim. Nem as elites políticas, que se voltavam para os EUA, a Europa. E torcemos contra os vizinhos, e não é só no esporte. No fundo, ficamos felizes com uma crise na Argentina.

A ficção latino-americana é um caminho para nos levar a uma América Latina real?
Exatamente. Podemos buscar uma articulação maior. Será difícil uma integração na AL sem base de identidade cultural. Integração e diplomacia não pode ser só comércio: tem que ser literatura, cinema, arte. 
-------
Reportagem por Globo
Fonte:  http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/paulo-velasco-cientista-politico-america-latina-ainda-uma-grande-ficcao-17850307 23/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário